O Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR, organizado pela Centro de Portugal Film Commission (CPFC), promove uma vez mais o concurso ART&FACTORY. Trata-se de uma competição criativa em que cineastas oriundos de distintos países são desafiados a produzir um filme, sem orçamento, com escassos recursos logísticos e em apenas sete dias.
Os vencedores do ART&FACTORY 2022 foram os filmes “Start Again”, da Eureka Films do Brasil, e “Catching the wind”, da Outcrop Productions do Japão. São dois filmes que promovem o Médio Tejo através do olhar exterior de cineastas de outros países.
Após a consagração dos dois filmes na Gala de Prémios do Festival ART&TUR, em Ourém, em outubro passado, a Centro de Portugal Film Commission inscreveu-os em diversos festivais internacionais.
O filme “Catching the Wind with Médio Tejo” foi nomeado para um prémio no Festival Indiano de Islampur/Raigang Balurghat International Film Festival.
Os dois filmes “Catching the Wind with Médio Tejo” e o “Start Again”, estão ambos nomeados como finalistas no Festival Crown Wood International Film Festival, a realizar-se, no dia 3 a 6 de Agosto, na cidade de Georgia, no Reino Unido. “Catching the Wind with Médio Tejo” e “Start Again” passaram ainda ambos à fase de semi-finalistas no Festival de Cinema de Nova Iorque (New York Cinematography Awards Film Festival), a realizar-se, no dia 14 de novembro, na Big Apple.