A Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) informou que os aeroportos da Região Autónoma da Madeira registaram um movimento de 423,4 mil passageiros no mês de abril, sendo transportados em 2.846 aeronaves (voos comerciais). Ou seja, um aumento de 12,7% em termos homólogos.
Ainda segundo a DREM, “quando comparado com abril de 2019 (período pré-pandemia), verificou-se também um crescimento de +41,7% no movimento de passageiros e de +26,8% no movimento das aeronaves”.
De acordo com a autoridade regional, cada aeronave transportou, em média, cerca de 155 passageiros (146 em abril de 2022), no aeroporto da Madeira, enquanto no do Porto Santo aquele valor situou-se nos 81 passageiros (63 no mês homólogo).
Em abril de 2023, o movimento de passageiros domésticos e internacionais nos aeroportos da região registou variações homólogas positivas, com o tráfego doméstico a crescer mais que o internacional.
Refira-se ainda que no aeroporto da Madeira o tráfego internacional predominou face ao doméstico, ao passo que no aeroporto do Porto Santo houve uma predominância do tráfego doméstico.
A autoridade de estatística indica também que nos primeiros quatro meses de 2023, os passageiros embarcados e desembarcados nos dois aeroportos do arquipélago ascenderam a 1.466,1 mil, dos quais metade correspondente ao tráfego exclusivamente entre aeroportos localizados em território nacional, que inclui as ligações interiores e domésticas e a outra metade ao internacional.
O Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos internacionais dos aeroportos da RAM (34,9%), seguido da Alemanha (21,5%) e da França (7,9%).