Início noticias Lufthansa finaliza compra da ITA Airways

Lufthansa finaliza compra da ITA Airways

Ao que tudo indica Comissão Europeia (CE) vai estar bastante ocupada nos próximos meses. Além de ter que avaliar a aquisição da Air Europa pelo IAG (Iberia), a instituição europeia terá que estar atenta a uma nova fusão: a da Lufthansa e da ITA Airways.

Após mais de quatro anos desde o início da operação – primeiro com a Alitalia e depois com a ITA Airways – o grupo alemão Lufthansa chegou a um acordo com o Ministério da Economia e Finanças italiano para assumir uma participação de 41% na companhia aérea transalpina.

Mas, para o efeito, terá que contribuir com 325 milhões de euros, através de aumento de capital.

Também foi acordado que a Lufthansa terá opções para fazer uma possível aquisição das ações restantes no futuro.

No âmbito do acordo, o Ministério da Economia e Finanças de Itália comprometeu-se ainda a contribuir com mais 250 milhões de euros para o aumento de capital.

Assim que obtiverem a aprovação das autoridades competentes, ambas as empresas planeiam iniciar a sua cooperação comercial e operacional.

“O acordo agora feito levará a uma situação vantajosa para a Itália, a ITA Airways e o Grupo Lufthansa. E esta é uma boa notícia para os consumidores italianos e para a Europa”, disse Carsten Spohr, CEO do Grupo Lufthansa. O responsável acrescentou ainda que, ao integrar-se no grupo, a ITA “pode tornar-se uma companhia aérea sustentável e rentável” e que poderá continuar a crescer num dos seus “mercados mais importantes”.

Atualmente, o Grupo Lufthansa é composto pelas empresas alemãs Lufthansa (e seus parceiros regionais como CityLine ou Air Dolomiti), Lufthansa Cargo, Eurowings e Eurowings Discover (lançada em 2021); as suíças SWISS e Edelweiss Air; a austríaca Autrian Airlines e a belga Brussels Airlines. Também tem participações na SunExpress e na Luxair.