Início principal Turismofobia nas Ilhas Canárias

Turismofobia nas Ilhas Canárias

0

As manifestações de turismofobia parecem ter chegado agora às Ilhas Canárias, mais propriamente em Santa Cruz de Tenerife.

Durante a manhã do passado sábado decorreu uma manifestação na cidade turística de Arona, na qual uma dezena de grupos ambientalistas exigiram uma moratória turística, a implementação de ecotaxa e a aplicação de uma Lei de Residência e que terminou com confrontos diretos com alguns dos turistas que caminhavam ao longo da Playa del Camisón (Las Américas).

Os manifestantes, que carregavam faixas com palavras de ordem como “Tourist Go Home!” e gritavam palavras de ordem como “Queremos ecotaxa, vão para casa!”, viveram um momento tenso com visitantes estrangeiros que percorreram a área, de acordo com um vídeo compartilhado pela conta do Twitter @CanarioToday. Na gravação é possível ver como o grupo repreende diretamente um turista que é desqualificado como “macaco”.

A escalada de tensão que se vive em Tenerife não está apenas enraizada nos habituais impactos negativos do turismo, como a escassez de habitação ou a pegada ambiental, mas foi exacerbada após alguns projetos polémicos, como o complexo ‘Cuna del Alma’, no Puertito de Adeje, outro grande município turístico da ilha.

Aliás, recorde-se, os grupos ativistas já se tinham manifestado durante a última FITUR, em Madrid, invadindo o ‘stand’ das Ilhas Canárias.