Afirmar Torres Vedras como um destino de referência no panorama nacional é um dos objetivos do Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Torres Vedras que foi apresentado recentemente, no Auditório do Edifício Paços do Concelho.
O plano foi elaborado pelo IPDT – Turismo e Consultoria e pela Câmara Municipal de Torres Vedras, encontrando-se em discussão pública até ao dia 02 de junho.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, destacou a “diversidade de ofertas” turísticas que existem atualmente no território, mencionando a oferta cultural, as oportunidades no âmbito do turismo de natureza e do enoturismo, que se aliam aos 20 quilómetros de costa.
“Aquilo que queremos é trabalhar estas ofertas em rede, para que quem nos visita possa ser acolhido da melhor forma” afirmou.
Mar; vinho; património e tradições; paisagem protegida; cultura e criatividade são os produtos âncora em que se pretende centrar a aposta do Município.
Nesse sentido é proposta a criação de sete clusters, ou seja, equipas compostas por técnicos municipais e agentes económicos que irão partilhar ideias e decidir ações futuras na sua área de atuação.
Alavancar a notoriedade de Torres Vedras junto de mercados turísticos estratégicos, aumentar a rentabilidade dos negócios do turismo e mitigar a sazonalidade dos fluxos turísticos no território são outros dos objetivos desta estratégia, que apresenta um conjunto de 10 metas a alcançar até 2028.
Além de traçar uma análise do território, o Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico inclui um plano de ação com 43 propostas no âmbito da qualificação da oferta do território, da promoção, da proximidade e do conhecimento.