O Grupo Emirates divulgou o seu Relatório Anual 2022-23, registando o seu ano mais rentável de sempre, devido à forte procura em todas as suas atividades.
Tanto a Emirates como a dnata registaram aumentos significativos de receitas em 2022-23, uma vez que o Grupo expandiu as suas operações de transporte aéreo e de viagens após a retirada de quase todas as restrições relacionadas com a pandemia por todo o mundo.
No ano financeiro que terminou a 31 de Março de 2023, o Grupo Emirates registou um lucro recorde de três mil milhões de dólares, em comparação com uma perda de mil milhões de dólares no ano passado. A receita do Grupo foi de 32.6 mil milhões de dólares, um aumento de 81% em relação aos resultados do ano passado.
Para apoiar a expansão das operações e reforçar as capacidades futuras do Grupo, a Emirates e a dnata aumentaram a atividade de recrutamento em todo o mundo durante o ano. Como resultado, a equipa do Grupo aumentou 20% para 102.379 colaboradores, representando mais de 160 nacionalidades diferentes.
Em 2022-23, o Grupo investiu coletivamente dois mil milhões de dólares em novos aviões, instalações, equipamento, empresas e nas mais recentes tecnologias para posicionar o negócio para o crescimento futuro. Os compromissos do Grupo incluem: um programa multibilionário de modernização das cabines dos aviões; uma encomenda de 5 novos cargueiros B-777; a construção de um novo centro de formação de pilotos; a abertura da Bustanica, a maior quinta vertical do mundo no Dubai, no âmbito de uma parceria com a CropOne; novos aviões de treino para os cadetes na Emirates Flight Training Academy; a aquisição pela dnata de 30% de ações para obter a propriedade total das suas operações de assistência em terra no Brasil; e a construção de uma nova instalação de carga em Erbil, no Iraque.
Desempenho da Emirates
A capacidade total de passageiros e carga da Emirates aumentou 32% para 48.2 mil milhões de ATKMs em 2022-23, uma vez que a companhia aérea continuou a restabelecer as operações de passageiros em toda a sua rede, em linha com o levantamento das restrições de voo e viagem relacionadas com a pandemia.
Para além do início da operação para Telavive, a Emirates relançou voos para seis destinos e aumentou as operações para 62 cidades (incluindo Lisboa, passando a operar dois voos diários entre Lisboa e o Dubai) em toda a sua rede ao longo do ano, de modo a satisfazer a forte procura dos passageiros. Até 31 de Março de 2023, a rede da Emirates incluía 150 destinos em seis continentes, incluindo 9 cidades operadas apenas pela sua frota de cargueiros.
A Emirates também colocou o seu A380 em ainda mais cidades durante o ano, aumentando a sua rede de A380 para 43 destinos a partir de 31 de Março de 2023.
Permitindo que os seus passageiros tenham acesso a ainda mais destinos, a Emirates assinou acordos de codeshare com novos parceiros em 2022-23, nomeadamente com a United Airlines e a Air Canada, expandindo as ligações da companhia aérea no continente americano para mais de 200 novas cidades, para além dos benefícios mútuos do programa de fidelização. A Emirates também reforçou as suas parcerias estratégicas com a Qantas e a flydubai e adicionou novos parceiros de aviação: Airlink, AEGEAN, ITA Airways, Air Tanzania, Bamboo Airways, Batik Air, Philippine Airlines, Royal Air Maroc e Sky Express.
O número total da sua frota no final de Março era de 260 unidades, com uma idade média de 9,1 anos.
A Emirates transportou 43.6 milhões de passageiros (mais 123%) em 2022-23, com um aumento de 78% na capacidade de lugares.