Adquirido em dezembro de 2022 pela HighGate Portugal, o Monte Santo Resort, localizado em Carvoeiro, Algarve, foi, no entanto, inaugurado em 2008.
Patrícia Correia, a diretora geral do empreendimento de luxo, está nestas funções há seis anos, depois de uma passagem pela Escócia, onde foi diretora de dois hotéis e de onde trouxe, além de muito know-how, muitas experiências diferentes.
Numa breve descrição do resort, fica-se a saber que está inserido numa área de oito hectares e é composto por 133 villas, apartamentos e suites, que oferecem uma ampla gama de comodidades, incluindo piscinas privativas, cozinhas totalmente equipadas e terraços com vistas panorâmicas. Complementa-se com o Alma Spa, restaurante Aroma, centro de fitness, clube infantil, campo multiusos para além de diversos serviços e instalações de apoio.
Quanto a Patrícia Correia, foi desde sempre hoteleira, embora tenha também estudado Informática de Gestão.
Hoje, a par das suas funções do Monte Santo Resort, é formadora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, desde o ano 2000, docente de uma cadeira na Universidade Lusófona e formadora do modulo de Business Plan no curso de Direção Hoteleira através da ADHP – Associação de Diretores de Hotéis de Portugal, da qual faz parte da direção.
Feitas as “apresentações”, perguntámos à diretora geral do Monte Santo Resort, como decorreu o ano de 2022, nomeadamente em termos de negócio e clientes.
Patrícia Correia – Comparando 2022 com 2019, o nosso melhor ano até então, a ocupação ficou 3% acima, o ADR teve um aumento de 17% e o REVPAR de 23%, fazendo de 2022 o ano de todos os recordes até agora. Em termos de faturação por nacionalidades, Reino Unido, Irlanda, Portugal foram os nossos melhores clientes.
Opção Turismo – Foram atingiu os valores inicialmente definidos?
Patrícia Correia – Todos os valores inicialmente pensados foram largamente ultrapassados, algo que nos deixa imensamente orgulhosos, e que é fruto do muito trabalho e dedicação da nossa equipa. Mesmo durante a Covid-19 tivemos relativo sucesso, uma vez que as nossas moradias permitiam a tranquilidade das férias aliadas ao imenso espaço disponível e por isso os clientes domésticos escolheram-nos nessa altura e continuaram a reservar.
Opção Turismo – Como decorreu o 1º trimestre do ano?
Patrícia Correia – O primeiro trimestre de 2023 segue a mesma tendência de crescimento verificada no período homologo.
Opção Turismo – E como acha que vai ser o verão?
Patrícia Correia – Pelo que está a acontecer, estamos confiantes para este verão, apesar de todas as condicionantes conjunturais.
Opção Turismo – Em relação ao atual comportamento e exigências dos clientes, acha que os mesmos estão alterados face ao período antes da pandemia?
Patrícia Correia – Esta é uma pergunta complexa, falamos de comportamento humano e isso nunca é “preto no branco”, havendo sempre imensos tons de cinzento a considerar. Os clientes estão de facto, a reservar mais tarde, cada vez mais perto da data de check-in, mas, há uma tendência que é prejudicial a todo o setor hoteleiro e que infelizmente está por aí.
Uma situação danosa que afeta hotéis
Há famílias que reservam nas OTA’s vários hotéis para as mesmas datas e só no dia da própria reserva é que decidem para onde vão de férias. Esta questão é altamente danosa para todos os hotéis envolvidos, porque no próprio dia, o risco de não conseguir vender aquele quarto é cada vez maior. Há uma ideia generalizada que isto não tem custos, mas tem imensos, sendo que o maior é o custo da oportunidade. Um quarto não vendido em determinada noite, é valor que não se recupera. Quanto a exigências, e de novo, falo de uma maneira geral, sinto que voltou à normalidade pré-covid.
Opção Turismo – O que representa o F&B na receita global?
Patrícia Correia – No Monte Santo Resort pelo facto de termos moradias completamente equipadas com cozinhas magníficas, dispomos apenas de um restaurante, o Aroma, sendo que o peso do F&B varia entre os 20 a 25% da faturação total.
Opção Turismo – No que concerne às reservas o que representa as feitas diretamente ao hotel e nas plataformas online?
Patrícia Correia – O nosso ‘website’ tem uma performance incrível, e já representa para nós mais do que as próprias OTA’s, o que quer dizer que estamos a fazer um bom trabalho a fidelizar os nossos hospedes.
Opção Turismo – Que ações promocionais estão programadas para este ano?
Patrícia Correia – Temos as já normais campanhas de reserva antecipada, a que chamamos “O Algarve espera por si”, e outras iniciativas próprias do Monte Santo, como “Os Índios vão de Férias”, e programas românticos, como pedidos de casamento “taylor made” e luas-de-mel.
Opção Turismo – Quais os principais problemas com que se debate o dia-a-dia da unidade?
Patrícia Correia – Sem grande novidade, somos também afetados pela falta de mão-de-obra qualificada, agravada pelo facto de não haver infraestruturas de habitação permanente a preços ditos normais. Os imoveis para alugar que existem no Algarve estão quase exclusivamente afetos ao Alojamento Local, o que não permite contratar colaboradores de fora e aloja-los condignamente.
A formação é outra das questões base, porque mesmo que se consigam contratar alguns colaboradores estrangeiros e aloja-los, o mais certo é não terem formação na área, não saberem muito sobre a arte de receber os nossos hospedes.
A terminar esta entrevista, Patrícia Correia, diretora do Monte Santo Resort, no Carvoeiro, afirma que “todos os anos são desafiantes em hotelaria, e este está a mostrar-se nesta perspetiva”, acrescentando que “sem pessoas, será difícil manter o serviço de excelência que gostaríamos de dar”.
Luís de Magalhães