Braga é o primeiro distrito do país com protocolos de Cooperação Formação + Próxima em todos os seus municípios.
Lançado em janeiro de 2022, o programa conta já com a adesão de 45% dos municípios portugueses onde foram concretizadas 401 ações de formação personalizados à medida de cada território.
Coimbra, Castelo Branco e Portalegre lideram os distritos com mais ações (77, 54 e 52, respetivamente).
No que diz respeito a temas, Restauração e Bebidas, Comunicação e Marketing lideram as escolhas dos participantes, com destaque para as formações em Serviço de Vinhos na Restauração e Marketing Digital.
“Apostar nas pessoas e no seu talento é uma das prioridades da Estratégia Turismo 2027 como forma de aumentar os níveis de qualificação no setor e contribuir para a valorização dos recursos humanos. A par disto, o Formação + Próxima permite-nos responder às necessidades dos territórios de forma personalizada, garantindo-lhes as condições necessárias para continuar a prestar o serviço diferenciador que caracteriza o Turismo em Portugal”, explica Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.
Dada a sua relevância, o Formação + Próxima integra a Agenda para as Profissões do Turismo, dinamizada pelo Ministério da Economia e do Mar para promover o crescimento das qualificações, da atratividade das profissões e do número de profissionais de turismo. Inserido no eixo prioritário “Qualificar” é um projeto que já se encontra em curso para proporcionar ofertas formativas adaptadas às novas tendências e ao mercado.
O secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, reforça que “esta é uma iniciativa muito importante, celebrada entre o Turismo de Portugal e os municípios que permite uma formação mais próxima do território, mais próxima das pessoas, mais próximas das empresas locais. É uma formação que dá resposta às especificidades e necessidades locais.”
O Formação +Próxima é um projeto dirigido a empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais do Turismo. Desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal, em parceria com as autarquias enquanto agentes mais próximos das realidades locais, é com base num diagnóstico, que é criado um plano de formação que responda às necessidades da atividade turística do respetivo município e um plano complementar que contribua para a valorização do território e para a capacitação dos técnicos do município e/ou das entidades parceiras.