“Não nos preocupa a liderança de mercado, o que nos preocupa é entregar valor aos nossos produtos e termos continuidade da marca em termos de futuro”, as palavras são de Duarte Correia, diretor geral para Portugal da World2Meet (W2M), durante uma conferência de imprensa, realizada em Cancun, no México, por ocasião da inauguração do novo A350-900 da Word2Fly, que fará todas as operações das Caraíbas do operador NewBlue para as Caraíbas – Cancun, Punta Cana e Varadero.

Em 2022, a faturação total da W2M foi de 1,4 milhões de euros, dos quais 10% deveu-se ao mercado português e Duarte Correia admite que estes números “superaram as expectativas iniciais”, principalmente com os destinos que lançaram no mercado. “Foram cerca de 46 mil lugares de avião com uma ocupação superior de 95%”, enalteceu, embora admita que se deveu ao facto de  “a concorrência estar meio adormecida e com o mercado a reagir muito positivamente” ao produto W2M.

O sucesso foi geral, segundo o responsável, tanto na NewBlue, operador turístico generalista, como na Icárion, especialista em grandes viagens.

“Queremos o nosso espaço. O mercado estava adormecido, havia potencial muito grande para nós crescermos, como outro qualquer podia ter crescido. Sendo o nosso grupo ibérico, isso cria valor. Se fosse só em Portugal não era possível comprar três aviões A350-900. Só num cenário ibérico é que isso é possível, mas Portugal ocupa uma boa percentagem do profit e da estratégia de grupo a nível ibérico e, por isso, consideram muito a nossa quota de mercado em Portugal”, explicou aos jornalistas portugueses, presentes na presstrip.

Neste momento, o grupo tem já 70% da sua programação global vendida, o que Duarte Correia considera “excelente”, porque, comprando com o período homólogo de 2022, “as vendas nesta altura não tinham ainda atingido os 50% da capacidade total”.

Apenas em Portugal, o grupo tem este ano à venda 64 mil lugares de avião e o objetivo será atingir “os 95% de vendas” dessa capacidade total.

Outro dos pontos a favor para estes resultados, apontado pelo profissional, tem a ver com o facto de os preços não terem sofrido grandes alterações do ano passado para este. “A concorrência posicionou-se e nós tivemos que acompanhar, mas com um aumento a rondar apenas os 5%”, referiu. Por outro lado, “adicionámos mais valor aos pacotes” com a introdução da nova aeronave A350-900, posicionada à partida de Lisboa, com maior capacidade, num total de 432 lugares, e maior conforto. Mas, o novo avião não veio beneficiar apenas o consumidor, como também a própria companhia, dado que este modelo permite uma poupança de 25% de combustível e tem uma manutenção a custo zero durante os primeiros cinco anos.

“Não temos interesse em entrar no setor da distribuição em Portugal”

Duarte Correia afirmou ainda que a distribuição não está nos planos da W2M, dado que contam já com “os principais grupos de gestão [em Portugal]”, como “parceiros estratégicos”, e sobretudo com uma “parceria muito forte com o grande produtor nacional, que é a Abreu”, não achando que “seja necessário entrar no mercado da distribuição em Portugal (…) pelo menos por agora”.

Parte integrante do Grupo Iberostar, a W2W é detentora da companhia aérea World2Fly, assim como dos operadores, NewBlue, Icárion e, a ser lançado no próximo ano em Portugal, da Kannak, operador especialista em circuitos europeus. Para além disso, do seu portfólio fazem ainda parte os receptivos W2M DMC e e-North Safaris, o operador de hotéis e serviços W2MPro, e as marcas de alojamento Ho7els e Escape Home.

Sílvia Guimarães

* O Opção Turismo em Cancun a convite da W2M