Início noticias Arabian Travel Market recebe mais de 2 mil expositores de 150 países

Arabian Travel Market recebe mais de 2 mil expositores de 150 países

0
Descrição da foto da esquerda para a direita: Haitham Mattar, Director-Geral, IHG Hotels & Resorts; HE Issam Kazim, CEO, Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, parte da DET; Vasyl Zhygalo, Diretor-Geral, RX Middle East / Portfolio Diretor WTM e IBTM, RX; Danielle Curtis, Diretora de Exposições para o Médio Oriente, Arabian Travel Market; e Adnan Kazim, Diretor Comercial, Emirates.

De 1 a 4 de maio, realiza-se a 30ª edição da Arabian Travel Market (ATM) que reúne no Dubai a comunidade global de viagens, turismo e hospitalidade. A principal feira de turismo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) acolherá mais de 2.000 expositores, representantes de mais de 150 países e um número previsto de 34.000 participantes.

Realizada no Dubai World Trade Centre (DWTC) em colaboração com o Departamento de Economia e Turismo (DET) do Emirado, a conferência desta edição constituirá mais uma vez uma componente central da Arabian Travel Week dos EAU.

Este ano, vão também participar representantes dos 10 principais operadores turísticos portugueses a convite do DET. São eles: Exótico Online, Lusanova, Nortravel, Pinto Lopes Viagens, Quadrante, Sonhando, Solférias, Soltrópico, TUI Portugal e YOU Tour Operator.

Em consonância com o tema, “Trabalhar em Direção ao Net Zero”, a ATM 2023 proporcionará um fórum no qual os participantes poderão estabelecer novas ligações, partilhar conhecimentos e apresentar inovações com potencial para acelerar o percurso do setor global das viagens rumo à descarbonização.

Vasyl Zhygalo, Diretor-Geral da RX Middle East e Diretor da WTM, IBTM e RX, destaca que “a sustentabilidade é cada vez mais importante para a indústria de viagens e, em todos os eventos WTM e IBTM, nunca foi tão importante para o setor interagir com o tema da ATM 2023, ‘Trabalhar em direção ao NET Zero” e explorar a vasta gama de tendências e oportunidades de negócios apresentadas em torno deste tópico no certame”.

Também Danielle Curtis, Diretora da Exposição ME, Arabian Travel Market, acrescenta: “A ATM 2023 fornecerá uma plataforma para uma gama diversificada de oradores do setor público e privado, todos vão apresentar visões especializadas sobre as tendências de viagens sustentáveis, turismo responsável e uma série de outras questões críticas para o setor”.

A edição de 2023 conta com um aumento de 27% no número de expositores participantes face ao ano passado. Este crescimento é mais acentuado na participação de expositores do Médio Oriente, cuja representação será 24% maior do que em 2022, Europa (17% maior), Ásia (15% maior) e África (8,5% maior). Os setores de Travel Tech e hotéis da ATM também registaram um crescimento anual considerável, com uma expansão de 62% e 37,5%, respetivamente.

Para assinalar a sua 30ª edição, a ATM irá promover um compromisso de sustentabilidade concebido para reforçar o empenho da RX na realização de eventos sustentáveis através da utilização de materiais amigos do ambiente, da eliminação de plásticos de utilização única e de outras iniciativas inovadoras. Além de definir o percurso do evento em direção ao “net zero”, este compromisso será acompanhado por um novo manual, que oferece aos participantes um enquadramento para atenuar o seu impacto ambiental antes, durante e após o evento.

Issam Kazim, CEO do Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing, considera que “é adequado que o tema do ATM deste ano se centre na sustentabilidade para construir um futuro melhor para o turismo. Para nós, este tema assume um significado ainda maior, uma vez que 2023 é o Ano da Sustentabilidade dos EAU e o Dubai acolherá a COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. O Dubai deu passos significativos nesta área, com estratégias para reduzir a pegada de carbono e criar uma indústria do turismo mais consciente do ambiente, alinhada com a ambição da nossa liderança visionária de fazer do Dubai a melhor cidade do mundo para visitar, viver e trabalhar. À medida que o ímpeto continua a acelerar nos segmentos globais de turismo e MICE, congratulamo-nos com a procura de uma abordagem mais evoluída, colaborativa, inclusiva e de longo prazo para o crescimento e práticas sustentáveis do setor.”

Este ano marca também o regresso da International Luxury Travel Market (ILTM) Arabia, que explorará as tendências e oportunidades do turismo de luxo. Vão existir também sessões da International Tourism & Investment Conference (ITIC), da International Congress and Convention Association (ICCA) e da Global Business Travel Association (GBTA).

Além da ATM 2023, a ATM Start-up Competition, a ATM Travel Tech, a ILTM Arabia, os GBTA Business Travel Forums, o Buyer Speed Networking, o Influencer Networking Event, os Business Traveller Awards e o Dubai Food Festival vão acontecer sob a Arabian Travel Week 2023, que decorrerá de segunda-feira, 1 de maio, a quarta-feira, 10 de maio, no Dubai.