A Airbnb estabeleceu uma parceria com a Associação Portuguesa de Casas Antigas no sentido de apoiar o turismo patrimonial em todo o país.
Esta iniciativa marca mais um passo no compromisso da Airbnb de apoiar a preservação de casas históricas únicas e impulsionar o desenvolvimento do turismo de património na Europa. Portugal, juntamente com Espanha, Alemanha, França, Itália, Bélgica e Reino Unido, entra na lista exclusiva de países do Mundo em que a Airbnb lançou programas para ajudar a promover e preservar o património arquitetónico local.
Recorde-se que Portugal detém centenas de edifícios históricos únicos e cada vez mais os proprietários estão a listá-los na Airbnb para ajudar a suportar os custos de manutenção ou renovação destes espaços culturais incríveis.
Com esta parceria, a Airbnb e a Associação Portuguesa das Casas Antigas pretendem colocar especial ênfase nas zonas rurais.
A partir de maio, a Airbnb fornecerá aos membros da Associação Portuguesa das Casas Antigas ‘webinars’ personalizados com informação sobre Casas Históricas na Airbnb, que incluirão as melhores práticas, dicas e sugestões sobre educação hoteleira no processo de criação de listagens e ideias sobre como melhorar a monetização.
Para facilitar a procura de alojamento que ofereça uma autêntica estadia cultural e histórica, a Airbnb acrescentou no ano passado a categoria Casas Históricas à sua plataforma, muitas das quais datam do século XIX ou mesmo anteriormente. Existem cerca de 45.000 listagens.