A região da Costa Esmeralda começou a ser conhecida ainda durante os anos 60 do séc. XX, quando o príncipe Aga Khan começou a convidar muitos dos seus amigos para passarem férias de verão na região.
A presença de gente ilustre e rica foi-se espalhando e muitos deslocavam-se até aqui para poderem ver de perto as inúmeras celebridades que por ali viviam o seu verão.
Hoje, Porto Cervo é considerada como sendo o coração da Costa Esmeralda e a sua praça principal, tem as principais marcas mundiais de luxo aqui representadas.
A ilha da Sardenha
A ilha italiana da Sardenha é um autêntico paraíso. São 24.090 km2 de área, 1.849 km de costa e 1,65 milhões de habitantes.
É a segunda maior ilha do Mediterrâneo, logo a seguir à Sicília, e atrai um número impressionante de turistas de muitas nacionalidades, incluindo grande número de portugueses, durante o verão.
Esta região autónoma é composta por oito províncias, cada um delas com algo especial para conhecer e desfrutar: a capital, Cagliari, Sassari Nuoro, Oristano, Olbia-Tempio, Ogliastra, Carbonia-Iglesias e Médio Campidano.
A ilha foi sucessivamente povoada por fenícios, cartagineses, romanos, árabes, bizantinos, espanhóis (catalães), saboianos e italianos, e todos eles deixaram as suas marcas.
Rodeada de praias magníficas e do mar em tons de azul turquesa, a que se alia um fantástico clima, com primaveras e outonos amenos, verões quentes e invernos suaves, é sem dúvida um destino de luxo, mas que soube preservar a sua beleza natural, envolta no aroma do alecrim, do tomilho e dos orégãos, que nascem entre os granitos rurais.
A Sardenha é famosa pela cerâmica de Sassari, Oristano, Cagliari e Cabras, e pode adquirir verdadeiras preciosidades realizadas com o coral vermelho, que dá nome à região. O artesanato tradicional local tem o seu epicentro no Norte da ilha. Castelsardo, por exemplo, é o centro do artesanato em vime. Particularmente famosas em todo o mundo são as enormes cestas, feitas pelas mulheres que ainda podem ser vistas a trabalhar na zona antiga.
Além das múltiplas variedades de pão, a Sardenha é conhecida pelos seus queijos de ovelha e cabra, embora o peixe constitui a base da alimentação. Provar a lagosta à catalã ou o muje (peixe típico do Mediterrâneo) na brasa é obrigatório.
O nougat, outra especialidade, é uma sobremesa composta por frutos secos e chocolate.
Também vale a pena destacar os vinhos tintos Cannonau, Mónica, Giró e Campidano, assim como os brancos Vermentino, Naragus e Vernaccia.
A Costa Esmeralda
A Costa Esmeralda é, sem dúvida, o local mais encantado da ilha e um dos destinos mais exclusivos do mediterrâneo.
Localizada no nordeste da Sardenha, entre a vila de Porto Rotondo e Baja Sardinia, tem cerca de 56 km de baías maravilhosas com águas azuis e cristalinas, e quase duas dezenas de praias, a maior parte em pequenas baías. Aqui deve ter em atenção que o acesso a algumas delas implica o pagamento de uma taxa de entrada.
Foi em Arzachena que a Costa Esmeralda “nasceu” no ano de 1962, de acordo com ordens dadas pelo príncipe Karim Aga Khan IV, que pretendia desenvolver esta zona.
Arzachena é sinónimo de cor: o granito rosa, as pedras brancas, os espaços verdes e o azul do mar… Golfo Aranci destaca-se pelos seus maravilhosos tesouros naturais e biodiversidade, por ser um autêntico museu a céu aberto, e pelas suas magníficas grutas, muitas delas acessíveis apenas de barco.
Porto Rotondo é famosa pela sua vida noturna e praias fabulosas, um local de sonho que “compete” com Porto Cervo como o local mais “in” da Sardenha.
Uma dica para quem gosta de comer bem: se procura locais com preços mais convidativos, vá até ao interior da ilha – San Pantaleo, Arzachena – onde poderá degustar os melhores pratos da gastronomia local ao melhor preço.
São muitos e bons, os motivos que fazem da Sardenha – e da Costa Esmeralda – uma das visitas imperdíveis no mediterrâneo.