Está a decorrer a segunda edição da agenda nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”.

Até 16 de abril, são mais de 170 experiências originais de norte a sul do País e Açores. Objetivo: dar a conhecer os locais associados à indústria viva e ao património industrial de Portugal.

“À Descoberta do Turismo Industrial” percorre uma oferta turística diferenciadora, numa agenda pontuada por visitas a fábricas em laboração e equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais.

Espaços de memória inapagável onde é possível compreender os processos de fabrico, perceber o funcionamento da maquinaria e experimentar o produto final, ou viajar pelo seu passado histórico e cultural.

A programação para este ano tem como referência, entre outros, o Museu da Fábrica da Baleia de Porto Pim (Açores), a Mina do Lousal (Grândola), as Salinas de Rio Maior (Rio Maior), as Fábricas de Conservas de Peixe (Lagoa, Matosinhos), a Indústria Vidreira (Marinha Grande).

A agenda inclui centenas de atividades para toda a família em pontos históricos do País.

Nos Açores, a visita e degustação do Chá Gorreana. No Algarve vão acontecer visitas a salinas e experiências mineiras, em Águeda haverá visita guiada ao berço das bicicletas, na Covilhã, percursos e experiências na Rota da Lã, no Entroncamento a magia dos comboios é razão para experimentar o simulador de condução ferroviária.

Mas não só:  Ílhavo abre as portas da oficina de olaria; a previsão do tempo é pretexto para conhecer o Radar Meteorológico de Arouca, o workshop de fotografia para descobrir o património industrial de São João da Madeira e, na melhor tradição da ourivesaria portuguesa, Gondomar promete uma experiência única através da sua Rota da Filigrana.

Esta é uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte, Centro, Alentejo e Ribatejo, Região de Lisboa, Algarve e Direção Regional de Turismo do Açores e demais parceiros do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, coordenado pelo Turismo de Portugal.

“O Turismo Industrial ilustra bem o papel dinamizador que o turismo tem junto de outros setores de atividade, criando diferentes experiências, em todo o território. Iniciativas como esta agenda permitem aproximar o público de uma oferta de enorme valor, criando sinergias entre a indústria viva, o património industrial e o lazer, de forma única e muito relevante”, afirma Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

Recorde-se que o Turismo Industrial é uma das apostas da Estratégia Turismo 2027 com o intuito de reforçar a coesão territorial, a diversificação da oferta, o reforço da sua atratividade ao longo do ano e a valorização das atividades económicas e do património industrial do País.

A Rede Portuguesa do Turismo Industrial integra atualmente mais de 200 recursos, distribuídos por todo o território nacional e por setores que vão do agroalimentar à moda e têxtil, cerâmica e vidro, ourivesaria, extrativa, transportes.

A agenda “À Descoberta do Turismo Industrial” está disponível e pode ser consultada aqui.