Início noticias Nuno Fazenda: a descida do IVA não resolve crise, mas ajuda

Nuno Fazenda: a descida do IVA não resolve crise, mas ajuda

0

Numa resposta aos deputados na Comissão de Agricultura e Pescas, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, afirmou que a descida do IVA dos bens essenciais não resolve o problema da subida de preços, mas ajuda em conjunto com outras medidas.

“Por si só não resolve, mas ajuda muito, quando conjugada com outras medidas”, disse Nuno Fazenda, explicando que foi adotado um outro conjunto de medidas, que inclui compromissos por parte da distribuição e da produção, ajudas aos agricultores e apoios às famílias mais carenciadas.

“Temos ainda apoios na área da habitação, um tema crítico nos dias de hoje, e a conjugação de todas estas medidas permite mitigar o impacto do aumento dos bens alimentares”, frisou.

Recorde-se que para aliviar o impacto da inflação, o Governo lançou um conjunto de medidas, como a aplicação de uma taxa de IVA de 0% num cabaz de produtos alimentares essenciais e o reforço dos apoios à produção, uma ajuda que vai custar cerca de 600 milhões de euros aos cofres do Estado.

Também o Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares, recentemente assinado, prevê ainda um reforço de 140 milhões de euros nos apoios à produção.

O executivo comprometeu-se igualmente a assegurar a renovação imediata do apoio extraordinário ao gasóleo agrícola, bem como o apoio para mitigar os aumentos dos custos com fertilizantes e adubos.