Foram revelados os vencedores dos Prémios Xénios 2023 – Excelência na Hotelaria, anunciados em Albufeira, no primeiro dia do XIX Congresso Nacional ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal.
Os Xénios têm como objetivo distinguir os melhores diretores de hotéis, bem como o melhor parceiro do negócio, fazendo uma avaliação sobre o ano de trabalho transato.
Após a abertura do período de candidaturas, entre os dias 31 de janeiro e 12 de fevereiro, a direção da ADHP selecionou um conjunto de nomeados para sete categorias.
Os nomeados foram submetidos a uma votação online, entre os dias 18 de fevereiro e 19 de março, que resultou na seleção dos finalistas, constituída por três nomes em cada categoria, exceto uma, devido a empate técnico.
À semelhança das edições anteriores, o júri voltou a atribuir o Prémio Carreira, que procura homenagear uma individualidade de destaque no setor. Este ano, o prémio foi entregue a Manuel Vegas, presidente da congénere Asociación Española de Directores de Hotel.
Na categoria de Melhor Diretor de Hotel a vencedora foi Ana Teresa Garcia Matos, do Hotel PortoBay Teatro e PortoBay Flores. Já o Melhor Diretor de Alojamentos foi Tiago Féteira Rodrigues, do NAU Palácio do Governador, e o Melhor Diretor de F&B foi para Diogo Brites Santos, do Six Senses Douro Valley. O galardão de Melhor Diretor Comercial, Marketing e Vendas foi atribuído a Gilda Cardoso, do DHM – Discovery Hotel Management, ao passo que o prémio para Melhor Jovem Diretor foi para João Matos, do Moxy Lisboa Oriente. Joana Ferreira, da Vila Galé Hotéis, foi distinguida com o galardão de Melhor Gestor de Potencial Humano, e o Melhor Gestor de Potencial Humano foi a XLR8 RM.
A ADHP atribuiu, ainda, o Prémio Carreira a Manuel Vegas e um um galardão especial a João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, que recebeu o Prémio Mérito em reconhecimento do trabalho desenvolvido para o turismo algarvio e para o setor nacional.
“Os Prémios Xénios reconhecem e distinguem, todos os anos, a excelência que a hotelaria nos oferece. A vitalidade do setor turístico é posta à prova repetidamente, mas temos sido sempre capazes de responder aos maiores desafios. Isso só é possível graças aos excelentes profissionais que temos em Portugal. Recorremos, por isso, à simbologia do Xénio, o deus grego da hospitalidade, para distinguir aqueles cujo esforço e talento nos permite ter uma hospitalidade de referência a nível internacional. Os meus parabéns aos vencedores e a todos os nomeados que contribuem diariamente para o desenvolvimento do setor”, felicita Fernando Garrido, presidente da ADHP.
O XIX Congresso Nacional da ADHP decorreu nos dias 30 e 31 de março, no NAU Salgados Palace, em Albufeira, sob o tema “Gerir na incerteza. Rethink the future”.