O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) anunciou que já no próximo ano letivo (2023/2024) vai abrir a licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha, a qual será ministrada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Viana do Castelo, em articulação com a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
“O curso de licenciatura em Gastronomia e Artes da Cozinha apresenta-se como um curso com diferentes saídas profissionais e em áreas de elevada empregabilidade”, refere o comunicado que nos foi enviado, acrescentando que o mesmo “visa formar profissionais capazes de atuar em campos que vão muito além das quatro paredes de uma cozinha, entrando no mundo da crítica gastronómica e da organização de eventos gastronómicos, da comercialização, identificação e desenvolvimento de técnicas e sistemas de produção e elaboração culinária”.
Refira-se ainda que além da verificação e certificação de controlo e qualidade, a nova licenciatura irá também capacitar profissionais para atuarem nas áreas da consultadoria, animação turística (enoturismo e turismo gastronómico) e desenvolvimento de propostas comerciais inovadoras no campo da culinária e da gastronomia.
O IPVC acrescenta ainda que vai abrir outras licenciaturas e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), sendo um deles em Turismo da Gastronomia e Vinhos, que vai funcionar principalmente na sub-região dos Vinhos Verdes de Monção e Melgaço.
Com cerca de cinco mil alunos, o IPVC tem seis escolas – de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer -, ministrando 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.
Além das escolas superiores de saúde, educação e tecnologia e gestão, situadas em Viana do Castelo, o IPVC tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima (Agrária), Valença (Ciências Empresariais) e Melgaço (Desporto e Lazer).