Início noticias Alto Tâmega e Barroso ultrapassa as 300m mil dormidas

Alto Tâmega e Barroso ultrapassa as 300m mil dormidas

0

“Já passamos as 300 mil dormidas no Alto Tâmega e Barroso em 2022”, disse Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), em Pedras Salgadas, durante o fórum ‘Turismo, sustentabilidade e crescimento do Interior’, acrescentando que “é uma região que está a crescer e bem, os números assim o indicam”.

Em 2019, um bom ano para o turismo neste território, com 273 mil dormidas, houve uma quebra em 2020 devido à pandemia de covid-19 e a recuperação começou em 2021, onde se atingiram as 219 mil dormidas.

Em 2022 registou-se um crescimento de 40% em número de dormidas e, nomeadamente, uma maior diversificação de mercados, nomeadamente de longa distância, como os americanos, canadianos ou brasileiros. Mas também se registaram aumentos nos mercados europeus, francês, alemão e espanhol.

Luís Pedro Martins destacou ainda o trabalho desenvolvido no terreno pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), que agrega os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar e pelas empresas.