A Lusanova, fundada em 1959, é um dos mais antigos operadores turísticos portugueses, tendo iniciado a sua atividade com circuitos de viagens em autocarros pela Europa.
Fernando Lourenço, atual presidente do grupo, adquiriu o operador em 1971, tendo a partir dessa data consolidado um posicionamento familiar que se mantém até aos dias de hoje, estando a gestão da empresa já na terceira geração.
Durante largos anos, o negócio da Lusanova focou-se nos circuitos de autocarro pela Europa, sobretudo por serem mais acessíveis e irem ao
Contudo, a crescente competitividade das tarifas aéreas contribuiu para que a empresa evoluísse na sua programação e passasse a oferecer avião com autocarro.
Entretanto e porque os circuitos se tornaram mais flexíveis, com uma duração média entre 8 e 10 dias, o operador foi ‘obrigado’ a rever também a sua programação.
Seguiram-se os Grandes Destinos e, hoje, a programação da Lusanova divide-se em oito segmentos: Grandes Destinos, Fly & Drive; Europa em Comboio; Circuitos Ibéricos; Circuitos Europeus; City Breaks; Praias; Portugal, incluindo Açores e Madeira.
Refira-se ainda que o operador conta também com departamentos dedicados a Grupos, Cruzeiros e Corporate, e ainda uma plataforma de reserva de hotéis. A estes, junta-se também o departamento de Incoming, responsável pela promoção do destino Portugal nos mercados estrangeiros, nomeadamente: norte-americano, europeu e asiático.
A internacionalização da marca surge em 1998, com a abertura da Lusanova Brasil, onde conta atualmente com três escritórios: – São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Neste país, o negócio começou pelos circuitos de avião com autocarro para a Europa, mas rapidamente evoluiu para a oferta de Grandes Destinos.
Parte da programação é preparada em Portugal, mas a equipa local também desenvolve programação própria, ajustada às características específicas do mercado brasileiro.
Esclareça-se que a Lusanova Portugal e a Lusanova Brasil são empresas independentes, embora com sócios em comum, mas não estão consolidadas enquanto grupo empresarial único. Ou seja, não existe nenhuma participação da Lusanova Portugal na Lusanova Brasil ou vice-versa.
Antes de uma troca de impressões com Tiago Encarnação, diretor de Operações da Lusanova, ficámos a saber que o volume de negócios em 2022 atingiu os 21,9 milhões de euros, dos quais 15 milhões de euros correspondentes à Lusanova Portugal. Comparativamente com o ano de 2019, pré-pandemia, o volume de negócios só em Portugal atingiu os 31 milhões de euros. Nesse mesmo ano, o volume de negócio agregado foi de 43,6 milhões de euros.
Opção Turismo – Gostava que me fizesse uma breve análise do que foi o ano 2022? Foi um ano de crescimento?
Tiago Encarnação – O ano de 2022 foi claramente o ano da mudança. Face às expectativas iniciais o mercado respondeu muito bem e finalizamos o ano com números bastante positivos e encorajadores para 2023.
Foi claramente um ano de crescimento em destinos como os Açores e a Madeira, e a manutenção dos nossos destinos ‘ancora’ no continente europeu. É claro que alguns destinos na Europa cresceram durante o ano de 2022, outros foram claramente afetados pela guerra na Ucrânia dificultando a sua venda.
Nos Grandes Destinos o crescimento foi mais lento pois muitos ainda se encontravam fechados e a sair da pandemia.
Opção Turismo – Comparativamente com o período pré-pandemia, o que significam esses resultados? Existe otimismo quanto a 2023?
Tiago Encarnação – Para 2023 estamos otimistas. O ano começou bem, as vendas já atingiram valores de 2019, com o mês de janeiro a ter até superado o seu homólogo da pré pandemia. À data de hoje, com as perspetivas de vendas que temos até junho, estou muito otimista e se continuarmos assim, atingimos ou superamos mesmo os valores de 2019.
Ainda assim, note-se que embora até junho esteja tudo muito bom, o mercado está muito instável, o que torna difícil traçar perspetivas. Ou seja, não podemos embandeirar em arco porque sendo verdade que o cliente português querer viajar, não sabemos que cenários podem ainda acontecer durante este ano, e alguns cenários podem ser muito negros.
Opção Turismo – Já agora, como suportaram todo o período de pandemia?
Tiago Encarnação – Durante o período de pandemia, a Lusanova, para além de apostar noutros destinos, como as praias do Indico, também aproveitou para melhorar e adaptar muitos dos nossos procedimentos internos, quer a nível tecnológico, quer ao nível dos recursos humanos, para fazer face às novas exigências do mercado.
Opção Turismo – A programação da Lusanova assenta nomeadamente nos circuitos. Para este ano quais são as grandes apostas?
Tiago Encarnação – Para o ano de 2023 a grande aposta é ter a maior variedade possível em opções nos destinos em que nos consideramos especialistas. Desta forma o agente de viagens, nossos parceiros neste negócio, pode sempre vender mais e melhor a preços cada vez mais competitivos.
A nível de programação o destaque terá de ser a Madeira e os Açores, os nossos tradicionais Circuitos em autocarro com cada vez mais partidas garantidas. Nos Circuitos Europeus o destaque será a Turquia, Albânia, Bulgária, Grécia e Macedónia.
Nos Grandes Destinos a aposta clara terá de ser o reforço pois este ano estão todos disponíveis depois das restrições pandémicas. Os destaques serão sem sombra de dúvida a Índia, o sudeste Asiático (Tailândia, Vietname, Camboja e Laos) e os principais destinos do continente americano. Para finalizar destacamos também as Parias Exóticas e os Safaris.
Por fim, mas com especial importância para o corrente ano estão os Grupos Exclusivos, são circuitos com partidas únicas e em datas especiais. Este ano teremos 14 partidas, 5 fora do continente Europeu.
Opção Turismo – Quais as razões que apontam para a preferência dos circuitos Lusanova?
Tiago Encarnação – Queremos manter duas características que achamos que são fundamentais.
A primeira dessas características é a de nos mantermos uma empresa 100% portuguesa e 100% familiar, o que nos dá proximidade às agências de viagens. Uma proximidade que está ligada ao serviço prestado e manifestando-se no reforço dos nossos colaboradores ao nível do back office, no aumento dos produtos com reservas online e também na resposta que a Lusanova continua a dar ao nível dos orçamentos à medida.
A outra característica é a nossa vertente atlântica, com a presença em Portugal e Brasil. Esta característica dá-nos dimensão e capacidade de negociação, o que nos permite colocar no mercada português cada vez mais produtos com qualidade e a preços competitivos.