De acordo com as estatísticas rápidas do transporte aéreo, publicadas recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os aeroportos nacionais movimentaram em janeiro último 3,9 milhões de passageiros. Ou seja, +84% comparativamente com janeiro de 2022.
Aliás, desde há vários meses que se verificam aumentos no movimento de passageiros nos aeroportos nacionais, com o aeroporto de Lisboa a movimentar 56,9% do total de passageiros (2,2 milhões) em janeiro.
O total de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais, diariamente, é de 60.700 passageiros, um valor significativamente superior ao registado em janeiro de 2022.
No que concerne aos movimentos de passageiros nos outros aeroportos nacionais, o aeroporto de Faro quase duplicou o valor e o aeroporto do Porto concentrou 22,7% do total de passageiros movimentados. Por sua vez, o aeroporto Cristiano Ronaldo, Funchal, foi o terceiro aeroporto com maior movimento de passageiros em janeiro de 2023, com 313,7 mil.
No que se refere a mercados, a França foi o principal país de origem e de destino dos voos, seguindo-se a Espanha e o Reino Unido