Início noticias Turistas estrangeiros em Portugal aumentam pagamentos com cartões

Turistas estrangeiros em Portugal aumentam pagamentos com cartões

0

O consumo originado por pagamentos com cartões em Portugal subiu 33% em 2022 face ao ano anterior, sustentado por acréscimos dos cartões nacionais e estrangeiros respetivamente de 23% e 101%.

De acordo com o REDUNIQ Insights, o relatório da REDUNIQ, instituição financeira que processa pagamentos com cartões de crédito ou débito nacional e marca da UNICRE, que analisa a evolução dos pagamentos por cartão efetuados no país, foi o regresso dos turistas estrangeiros a Portugal que proporcionou uma melhor ‘performance’ dos negócios.

O documento destaca que os franceses representam a maior fatia do consumo estrangeiro em Portugal (14% do total da faturação estrangeira), seguidos pelo Reino Unido (13%), Estados Unidos (10%), Irlanda (9%) e Espanha (7%).

“Entre 2019 e 2022, existiu uma redução da expressão dos turistas ingleses (em parte por força do BREXIT) e alemães (impactados pela crise energética interna) em território nacional”, adianta o relatório.

“Olhando para a evolução ao longo do ano, verificou-se no primeiro semestre do ano um impressionante crescimento da faturação da REDUNIQ de 45% face ao período homólogo, resultado justificado pelo significativo impacto da pandemia na contração do consumo nos primeiros seis meses de 2021”, afirma o relatório, que adianta que “já os números do segundo semestre mostram que o abrandamento expectável do consumo não se verificou, apesar da inflação e da subida de taxas de juro”.