Na Galiza, apesar da boa recuperação turística que se verifica em Espanha desde 2022, ainda são muitas as empresas que não recuperaram dos efeitos da pandemia.
De acordo com um relatório da Federação Galega de Empresas Imobiliárias (FEGEIN), na região existem agora 250 estabelecimentos hoteleiros à venda, apenas a três meses do início do verão e da alta temporada turística.
De acordo com a informação, a maioria das unidades hoteleiras à venda corresponde a estabelecimentos e albergues de uma ou duas estrelas e também unidades de turismo rural, que não conseguiram obter fundos suficientes para enfrentar uma nova alta temporada.
“O setor do turismo e, em particular, o setor hoteleiro tem sido penalizado nos últimos meses pelo aumento dos custos, tanto energéticos como fiscais e laborais, bem como da alimentação nos seus cafés e restaurantes”, refere grande parte dos agentes imobiliários galegos, que dizem também que o número de unidades hoteleiras para venda aumentou significativamente nos últimos anos, apesar do ano positivo de 2022.