A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu entre 1 e 5 de março, na FIL, faz um balanço bastante positivo da 33.ª edição, onde todas as expectativas foram atingidas ou claramente ultrapassadas, nomeadamente com os mais de 1.400 expositores ou os 75 destinos internacionais presentes, o maior número de sempre.
De destacar ainda o aumento no número total de visitantes, que este ano ultrapassou os 63.000, tendo havido um crescimento de 26% nos visitantes profissionais e 59,5% no público.
Promovida pela Fundação AIP, esta 33ª edição da BTL foi palco de discussão de temas centrais e transversais ao sector do Turismo, como a questão dos Recursos Humanos, da Sustentabilidade, da Inovação, da evolução da oferta e procura turística, do turismo cultural ou do turismo LGBTI+, uma das novidades dessa edição.
Saliente-se que entre as ações promovidas pela BTL juntamente com os seus parceiros, e as ações desenvolvidas pelos expositores, realizaram-se mais de 800 side events durante a BTL.
O destino nacional convidado, o Centro de Portugal, atraiu muitos visitantes que quiseram conhecer mais da região, dando destaque ao município convidado, Aveiro. No que concerne ao destino internacional, a Tunísia, foi também palco de grandes novidades para o público.
O programa Hosted Buyers, que promove a realização de negócios B2B, afirmou-se novamente como fundamental para os participantes profissionais. O programa realizado em parceira do Turismo de Portugal e da TAP, contou com 120 ‘Hosted Buyers’ de 25 mercados emissores, mais de 2.000 reuniões agendadas com 235 empresas. Este programa reforçou mais uma vez a qualidade e a representatividade dos diversos segmentos do sector do turismo, abrindo portas à qualificação dos buyers para a compra do destino Portugal.