Em 2022, a Alemanha foi o 2.º mercado turístico emissor para o destino Portugal no que reporta a dormidas (quota de 11,5%) e o 5.º em hóspedes (9,3%), o que se traduziu em 1 428,3 mil hóspedes que geraram 5 361,9 mil dormidas. Face ao ano anterior, estes valores conduziram a acréscimos de 150,8% e 141,9%, respetivamente.
Em termos de receitas turísticas, o mercado emissor alemão ocupa o 4.º lugar, com um valor de 2 365,6 milhões € (quota de 11,2%), um aumento de 108,2% comparativamente ao ano de 2021.
As previsões para o ano de 2023 são otimistas, apontando para taxas de marcação de reservas próximas das registadas no período pré-pandemia, apesar dos fatores conjunturais como a inflação, o aumento de preços de energia e a incerteza da guerra na Ucrânia.
O mercado da Alemanha absorve um total médio de 12% do investimento realizado pelas Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) nos Planos de Marca Regional financiados no âmbito da Contratualização da Promoção e Comercialização Turística Externa.