Início noticias Turistas britânicos ‘gratos’ pelo atraso do ELIAS

Turistas britânicos ‘gratos’ pelo atraso do ELIAS

0

Os turistas britânicos vão continuar, embora apenas por mais uns meses, a ter a possibilidade de viajar pela União Europeia sem ter que solicitar o documento ETIAS (sigla inglesa para Sistema de Informação e Autorização de Viagem).

O ETIAS, documento que a Comissão Europeia vem processando desde 2016 para substituir os vistos e que deveria ter entrado em vigor no final de 2022, viu a sua implementação adiada para novembro deste ano.

No entanto, com este novo atraso, os viajantes do Reino Unido – principal mercado emissor para Portugal – e de outros 61 países isentos de visto poderão continuar a poupar a taxa de sete euros para solicitar a autorização acima referida, pelo menos até ao início de 2024.

De acordo com a União Europeia, o ETIAS é uma autorização de viagem que ajudará a identificar qualquer risco de segurança ou migração irregular que os visitantes isentos de visto possam apresentar antes de chegarem às fronteiras da União Europeia (Espaço Schengen). Trata-se de um sistema totalmente eletrónico através do qual uma candidatura online é preenchida a um custo de sete euros e válida por três anos.