A Ilha de Formentera, pertencente às Baleares, recebeu em 2022 a visita de 500 mil visitantes. Os portugueses foram quase 25 mil, num aumento de 17% comparativamente a 2019, no pré-pandemia. Para este ano as expetativas é que o número possa aumentar para 25% também relativamente a 2019.
Fernando Valmaseda, diretor de Estratégia e Comunicação do Turismo de Formentara, apresentou, esta terça-feira, dia 28 de fevereiro, num almoço com jornalistas, antecipando a presença do destino na BTL, o que de melhor a ilha tem para oferecer aos seus visitantes que chegam até si todos os dias vindos de barco desde Ibiza, Valência, Maiorca ou Barcelona, mas esta última conexão marítima apenas se realiza na época alta de verão.
Portugal ocupa a quarta posição nos mercados emissores de turismo para Formentera, juntamente com um conjunto de outros mercado, sendo que a primeira posição é ocupada pela Itália, seguida da Alemanha e em terceiro lugar de Espanha.
“Esta é a primeira apresentação internacional que estamos a fazer este ano. Logo por aí se pode ver a importância que estamos a dar ao mercado português. O objetivo é que, dentro de pouco tempo, Portugal possa vir a ocupar a quarta posição isolado e mesmo a terceira posição, à frente do mercado nacional”, o espanhol, explicou Fernando Valmaseda.
Formentera é uma pequena ilha de 14 mil habitantes, que não tem aeroporto e apenas tem dois hotéis grandes. A maioria da oferta hoteleira é feita através de boutique hotéis, na maioria, até 10 quartos, porque o objetivo, segundo o responsável, “não é chamar turismo de massas, mas sim turistas responsáveis, que se preocupam com o meio ambiente”.
“O desejo de captar mais turistas portugueses tem a ver com o seu comportamento, que é excecional. Respeitam o meio ambiente, respeitam a sustentabilidade do destino, têm um poder aquisitivo alto e, principalmente, sabem desfrutar do tempo tranquilamente. É um turista que se enquadra nos nossos princípios de defesa da natureza e da sustentabilidade”, explicou. Por outro lado frisou: “não procuramos contatos com os grandes operadores turísticos, nem apostamos em mercados como o Reino Unido, as nossas aposta vão para o mercados como o italiano que para nós é um mercado muito maduro, a Alemanha porque é um mercado com um poder aquisitivo alto e queremos trabalhar muito com o mercado português”.
A sustentabilidade é outra das preocupações do Turismo de Formentera e, por isso, as entradas de carros que chegam por ‘ferry’ são limitadas, nos meses de maior afluência turística, entre 15 de julho e 15 de setembro.
A grande aposta agora é chamar turistas “fora de época”, entre outubro e maio, altura em que os preços são mais baixos, dado que na época alta “estão muito semelhantes aos do Algarve”, podendo chegar aos “400€ por noite”.
O turismo de corpo e mente é uma das formas com que Formentera está a tentar combater a sazonalidade e Fernando Valmaseda assegura que “o clima mediterrâneo de Formentera é aprazível durante todas as épocas do ano”, tornando-se num lugar perfeito para “férias perto de casa”.