O dia de hoje, 1º de março, e início da BTL marcam também, segundo uma comunicação do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o lançamento de um novo programa (‘Call’) para financiamento às empresas do turismo.
Com uma dotação perto dos 10 milhões de euros, o programa que a Portugal Ventures lança agora, foi anunciado pelo ministro durante o seu discurso de abertura da primeira edição da Conferência VisitPortugal, que aconteceu ontem (28).
A nova ‘Call’ tem como objetivos apoiar a capitalização das empresas, para promover crescimento, inovação e expansão, e também ajudar à consolidação de empresas.
“Muitas vezes, pequenas empresas quando se associam, […] podem diminuir custos, ganhar escala e competir nos mercados internacionais”, explicou António Costa Silva.
O governante lembrou também as receitas turísticas de 2022, que alcançaram os 22.000 milhões de euros, fruto da “excelência das empresas”, com a “contribuição extraordinária” do Turismo de Portugal, recuperando dos efeitos da pandemia mais rápido do que o estimado.
António Costa Silva lamentou, no entanto, que haja “muita gente no país que ainda não compreendeu a importância que o setor do turismo tem para a economia nacional”.
Por sua vez, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, lembrou o objetivo de alcançar os 27.000 milhões de euros em receitas até 2027 e apontou que, para tal, é preciso “crescer na internacionalização”, “crescer em valor”, ou seja, atingir mercados mais exigentes e com mais poder de compra, “crescer no interior” do país e apostar nas transições climática e digital.
“Se hoje somos uma marca em transformação, podemos ser uma marca com ainda mais valor e este é o nosso grande objetivo. Queremos uma marca que tenha reconhecimento por parte dos mercados internacionais, dos consumidores, mas, principalmente, que acrescente valor às pessoas, aqueles que vivem cá, e que deem melhor experiência aos que vêm de fora também”, frisou Luís Araújo.