Início noticias AHETA contra programa “Mais Habitação” do Governo

AHETA contra programa “Mais Habitação” do Governo

0

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) manifestou o seu desagravo pelas recentes medidas propostas pelo Governo para a habitação.

Em comunicado, a AHETA salienta que as regras aprovadas no último Conselho de Ministros são castradoras da atividade e anunciam a sua morte, a um prazo muito curto, acrescentando que o programa “Mais Habitação”, em vez de fomentar e fortalecer a atividade económica de forma a angariar receitas e concentrar as mesmas para as construções de habitações a custos controlados, e consequente arrendamento a valores suportáveis pelos mais desfavorecidos, vai acabar por destruir uma atividade que foi muito bem regulamentada no passado, pondo termo às denominadas camas paralelas.

A AHETA lembrou que a criação do regime de alojamento local permitiu acabar com um mercado paralelo de camas que existia no Algarve, fez o Estado beneficiar dos impostos cobrados com a legalização desta oferta, considerando que as propostas agora apresentadas colocam em causa todo o trabalho e investimento feito pelos proprietários, muitos deles com recurso a crédito, para converter camas paralelas em camas turísticas legais.

A associação posicionou-se a favor da existência de segundas residências, imobiliária turística e alojamento local controladas e licenciadas, com garantia de serviços de qualidade e contribuindo, com os seus impostos, para o crescimento do país. Medidas que medidas vão de novo levar milhares de camas a entrarem no mercado paralelo.