O grupo Air France-KLM, com valores negativos desde o início da pandemia, obteve um lucro de 728 milhões de euros em 2022. Ganhos devidos nomeadamente a um aumento da atividade e à contenção de custos.
Num comunicado agora divulgado com os números de 2022, é referido que, após dois anos de perdas pesadas (3.292 milhões de euros em 2021 e 4.548 milhões de euros em 2020), o que explica esta viragem em 2022 foi o aumento de 84,4% do volume de negócios para 26.393 milhões de euros, e o facto de o volume de negócios do quarto trimestre ter atingido um nível máximo de 7.128 milhões de euros.
A empresa movimentou 83,3 milhões de passageiros no ano passado, mais 86,5%, verificando um aumento da capacidade de 44,2%.
No ano passado, os custos de pessoal foram reduzidos em 10% em relação a 2019, antes da crise da pandemia, justificada pela redução de 16% no número de efetivos da Air France (excluindo a subsidiária de baixo custo Transavia) e de 9% da KLM.
O resultado operacional também passou para terreno positivo com 1.193 milhões de euros, ou seja, uma diferença de 2.819 milhões de euros em comparação com o buraco em 2022.
De destacar que a maior parte do resultado operacional surgiu do negócio de passageiros da Air France e KLM, com 1.131 milhões de euros, após os 1.682 milhões de euros negativos em 2021.