O Alojamento Local nos Açores é reconhecido como sendo de elevada qualidade no serviço prestado e de grande satisfação por parte dos turistas que visitam a região. Foi com estas palavras que a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, saudou, em Ponta Delgada, a nova direção da Associação de Alojamento Local dos Açores (ALA), acrescentando ser um parceiro importante e fundamental para a melhoria e diversificação de oferta turística no arquipélago, contribuindo fortemente para a reabilitação urbana do edificado, para a dispersão territorial dos fluxos turísticos e para a democratização do rendimento.
A titular da pasta do Turismo destacou que o alojamento local reúne, atualmente, mais de 18.000 camas nos Açores, um número que ultrapassa a hotelaria convencional e o turismo em espaço rural, e representou, em 2022, cerca de 220 milhões de euros de impacto direto e indireto na economia local e um crescimento de receitas, de 2019 para 2022, superior a 20%, resultados que estão em linha com o aumento dos proveitos da hotelaria.
Berta Cabral foi também recetiva aos desafios colocados pela nova direção no que respeita à adoção de novas ferramentas estatísticas que possam ser mais diligentes, contribuindo para uma mais precisa e fidedigna informação da dinâmica deste setor, manifestando a sua disponibilidade para, em parceria, trabalhar nesse campo de intervenção.
A nova direção da Associação de Alojamento Local dos Açores, eleita recentemente, tem como presidente João Pinheiro, e como vogais um elemento/associado de cada ilha dos Açores.