Início noticias SITAVA aceita proposta da TAP

SITAVA aceita proposta da TAP

0

O plenário de trabalhadores convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), que representa o pessoal de terra da companhia, aprovou a proposta da TAP, que inclui a redução dos cortes salariais de 25% para 20%.

Segundo as palavras de Paulo Duarte, presidente do sindicato, o plenário foi bastante concorrido, com mais de 600 pessoas. Lembrou também que o que estava em cima da mesa era o descontentamento generalizado, porque estamos com cortes.

Recorde-se que o plenário estava já marcado e previa-se uma grande agitação. Todavia, mesmo em cima da hora apareceu uma proposta da TAP.

A TAP fez uma proposta que foi ao encontro do que era pretendido e foi aprovada quase por unanimidade, com apenas 10 votos contra, disse o dirigente sindical.

A aprovação evitou o recurso a outras formas de luta, que podiam incluir as greves.

Entra as várias medidas está o corte salarial de 20%, a ser aplicado acima dos 1.520 euros e deixará também de incidir sobre as horas extraordinárias e o trabalho em período noturno. O corte previsto era de 25% tal como estava no Acordo Temporário de Emergência assinado em 2021.

O SITAVA conseguiu ainda o aumento do subsídio de alimentação. De fora ficou a atualização das tabelas salariais em 5%, já que a companhia aérea denunciou o Acordo de Empresa.