Estamos a lançar a nossa maior programação de sempre para o verão em Portugal, que inclui quatro novos aviões, dois no Porto e dois em Faro”, afirmou Michael O’Leary, presidente executivo da Ryanair durante a conferência de imprensa em Lisboa, complementando com o anúncio de 11 novas rotas no aeroporto do Porto e oito em Faro, para o verão.
Com estas novas rotas passam a existir um total de 164 rotas em Portugal, bem como mais dois novos aviões em cada um daqueles aeroportos.
Michael O’Leary disse que se trata de um investimento de 400 milhões de euros, explicando, no entanto, que não vai haver crescimento em Lisboa, porque a TAP continua a bloquear ‘slots’ que não usa e não tem a intenção de usar.
Também a responsável da companhia aérea irlandesa para Portugal e Espanha, Elena Cabrera, reforçou a situação ao dizer que não temos novas rotas em Lisboa, não é possível, não temos espaço para continuar a crescer e, por isso, continuamos a pedir um segundo aeroporto, o Montijo, que, para nós, é a melhor opção.
Apesar de tudo, a Ryanair salientou que continuará a investir fortemente em Portugal, e que com as novas rotas e aviões, há um crescimento de 13% no verão, face ao mesmo período de 2022, com o objetivo de chegar aos 13 milhões de passageiros transportados no ano fiscal de 2024.
Michael O’Leary abordando o tema da reprivatização da TAP, manifestou-se convicto de que a companhia aérea portuguesa será vendida este ano, provavelmente ao grupo IAG, e não à Air France, ou à Lufthansa.
No que concerne aos futuros preços dos bilhetes da companhia, o CEO da Ryanair avançou que os mesmos, por causa da inflação, deverão sofrer um aumento de 5% a 10%, este verão, face ao último, desde que não ocorram mais eventos adversos, depois de uma pandemia e uma guerra na Europa.
Sobre a localização do novo centro de treinos na Península Ibérica, cuja decisão devia ter sido conhecida em janeiro, o presidente da Ryanair remeteu uma decisão para meados de fevereiro, salientando que neste momento parece que será no Porto, mas Madrid fez uma oferta final. No entanto, essa oferta está a ser analisada.