Início noticias Cruzeiros: Porto de Lisboa bate recorde no segmento ‘turnaround’

Cruzeiros: Porto de Lisboa bate recorde no segmento ‘turnaround’

0

O Porto de Lisboa bateu o recorde de escalas e passageiros de cruzeiro no segmento turnaround, ou seja, nos cruzeiros que têm embarque e/ou desembarque no terminal de cruzeiros da capital portuguesa.

Em 2022 e pela primeira vez, foi ultrapassado a centena de escalas em turnaroud (103) e registaram-se 88.292 mil passageiros neste segmento.

Face a 2019, estes números representam crescimentos de 43% nas escalas e 21% no número de passageiros.

O ano de 2022 ficou também marcado pelos 22 navios de cruzeiro que escalaram pela primeira vez o Porto de Lisboa, com destaque para o Silver Dawn e o Evrima, por terem sido batizados na cidade. Por sua vez, O Valiant Lady, AIDAcosma, Celebrity Beyond e o World Traveller destacaram-se por incluírem Lisboa na sua viagem inaugural.

Além dos navios, houve três operadores que também se estrearam no Porto de Lisboa, a Virgin Voyages, a Scenic Luxury Cruises & Tours e a Ritz Carlton Yatch Collection, sendo estas duas últimas destinadas a um nicho de mercado de elevados recursos económicos.

No global, o Porto de Lisboa registou 327 escalas de navios de cruzeiro, o que representa uma subida de 5,5%, face às 310 contabilizadas em 2019.

O crescimento de escalas não se traduziu, no entanto, num aumento de passageiros – 492.438 passageiros – a exemplo do que se passou na generalidade do setor, em grande medida justificado pelos registos alcançados no primeiro semestre, período em que ainda vigoravam os protocolos sanitários a bordo por parte das companhias.

Artigo anteriorMSC Cruzeiros com 3 navios a navegar nas Caraíbas
Próximo artigoOmbria Resort vai recruta na feira ‘Emprega+2023’