Oferecer mais possibilidade de escolha aos passageiros e conferir melhor visibilidade sobre o portefólio de produtos e serviços que a companhia aérea oferece, foi o objetivo de partida para a criação do novo portefólio tarifário que a Azores Airlines implementou.

As tendências de consumo dos viajantes indicam que, cada vez mais, as necessidades, expetativas e prioridades dos passageiros diferem de acordo com o propósito e o momento em que realizam a viagem., geram necessidades ou desejos diferentes e adaptar a oferta ao momento (e não apenas ao perfil de consumo do passageiro) permite otimizar os recursos disponíveis sem prejuízo para o conforto do serviço a que os clientes estão acostumados. Tendo em conta diversos pressupostos – por exemplo, viagens em trabalho, em lazer, em família, ou de longa duração ou mais curtas – foram criadas 6 famílias tarifárias distintas, distribuídas em duas classes de serviço: Classe Económica e Classe Conforto (Classe Executiva).

As tarifas permitem a compra adicional de serviços extra e os seus atributos são cumulativos face à família tarifária da mesma classe de serviço de nível inferior. Assim, na Classe Económica, apresentam-se quatro possibilidades: Economy Simple – mais adequada a quem quer viajar apenas com bagagem de mão e não se encontra disponível em todas as ligações.

Economy Basic – mais adequada a quem quer levar a sua bagagem de porão ou equipamento desportivo.

Economy Flex – mais adequada para quem valoriza a flexibilidade para alterar datas e a possibilidade de escolher o lugar a bordo.

Economy Top – mais adequada a quem valoriza a possibilidade de alterações ou reembolso, prioridade no check-in e na bagagem, e uma bagagem extra de porão.

Por sua vez, na Classe Conforto (Executiva) apresentam-se duas possibilidades:

Comfort Light, para quem prioriza o conforto da cabine e o serviço superior da Classe Conforto, a um valor mais económico, com algumas restrições na flexibilidade.

Comfort Plus, adequada a quem deseja usufruir de uma experiência de viagem completa, com mais bagagem de cabine e de porão, e outros benefícios da Classe Conforto.

As classes tarifárias são geridas de forma dinâmica e de acordo com a procura. Esta nova circunstância permite maior dinâmica na oferta e a possibilidade de surgirem boas ocasiões para os passageiros.

Será importante salientar que os benefícios oferecidos habitualmente pela Azores Airlines nas tarifas económicas de Residente e Estudante mantêm-se inalteradas. No caso das rotas domésticas a tarifa mais baixa do anterior modelo corresponde à tarifa mais baixa oferecida no novo modelo.

Para os passageiros que já tenham passagens aéreas adquiridas no anterior modelo, nada muda e poderão manter as suas viagens nas condições adquiridas.

O novo portefólio tarifário já se encontra disponível em todos os canais de venda da companhia aérea, bem como em agências de viagens.