A Câmara de Lisboa, em reunião privada do executivo municipal, aprovou o projeto de alteração e ampliação de uma ala privada do Palácio Pombal, também conhecido como Palácio dos Carvalhos, localizado na Rua de O Século e classificado como Imóvel de Interesse Público, para a construção de um hotel.
Refira-se que a proposta do projeto de arquitetura para obras no Palácio Pombal, apresentado pela vereadora do Urbanismo, Joana Almeida, tem a sua aprovação condicionada ao cumprimento do parecer da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
A proposta preconiza a realização de obras de alteração e ampliação num imóvel de habitação, com mudança de uso para turismo, para o adaptar a empreendimento turístico, mais concretamente, um hotel de quatro estrelas.
A intervenção prevista será no único núcleo do Palácio Pombal que pertence a uma entidade privada, sendo os restantes propriedade municipal e do Estado português.
No âmbito do licenciamento, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Turismo de Portugal emitiram pareceres favoráveis e, pelo facto do projeto incidir sobre um Imóvel Classificado como de Interesse Público (Palácio Pombal, Largo e Chafariz Fronteiro / Palácio dos Carvalhos / Palácio dos Marqueses de Pombal) foi, ainda, solicitada a pronúncia da DGPC, que em 07 de outubro de 2022 teve resposta favorável, mas condicionada ao acompanhamento arqueológico dos trabalhos no local.