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TPNP quer parte de taxa municipal turística para promoção externa

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O presidente Associação de Turismo do Porto e Norte (ATPN) defendeu recentemente que parte da receita da Taxa Municipal Turística do Porto de 2022, estimada em 15 milhões de euros, deveria ser direcionada para a promoção externa da região.

Recorde-se que a Câmara Municipal do Porto avançou à Lusa que a receita da Taxa Municipal Turística (TMT) do Porto em 2022 deve ser de 15 milhões de euros, mais do triplo da receita registada em 2021 (4,8 milhões de euros), e igualando valores pré-pandémicos.

No âmbito da recente eleição para presidente da ATPN para o triénio 2023-2015, Luís Pedro Martins, que acumula a presidência com a entidade da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), declarou que sempre defendeu que uma parte da TMT do Porto deveria reverter para o turismo da região para promoção externa, a exemplo do que faz a cidade de Lisboa, ou que estão agora a querer fazer os municípios do Algarve.

Sobre se os 15 milhões de euros previstos de receita de TMP no Porto, relativamente a 2022, deveriam ser na totalidade para a promoção externa, Luís Pedro Martins é de opinião que deveria haver uma parte desses 15 milhões de euros para a promoção externa, a exemplo de Lisboa, onde é feito há mais de uma década, ou onde querem fazer os municípios do Algarve, embora considerando que divisão da taxa turística seja também aplicada em áreas que ajudem a diminuir o impacto ou a pegada deixada pelo turista, em áreas como a manutenção, a limpeza, a própria segurança.

Todavia, faz todo o sentido que essa taxa possa ser aplicada em promoção externa, porque é essa mesma promoção externa que nos permite continuar a atrair turistas, por um lado, e por outro lado, permitir também atrair turistas de alto rendimento, que geralmente são ações mais caras, porque estamos a falar de mercados de longa distância. Uma coisa é realizar uma ação nos EUA, no Canadá, no Brasil, outra coisa é realizar uma ação em Espanha, afirma o presidente da TPNP, destacando que sempre defendeu, e é público, que uma parte dessa verba poderia ser aplicada em promoção externa.