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Carnival Corporation quer vender três navios

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A Carnival Corporation, uma das maiores companhias de cruzeiros do mundo, anunciou em seu último relatório financeiro que pretende vender três navios. No entanto, não foi avançado quaisquer nomes e a única informação foi que os navios em questão são os menores e menos eficientes de sua frota.

Contudo, as previsões dos especialistas apontam que um desses navios poderia ser o histórico AIDAvita, já com 20 anos de serviço.

Refira-se que o AIDAVita está inativo desde 2020, não tem nenhum itinerário planeado e na primavera deste ano, foi oficialmente retirado da frota.

O navio, pertencente à alemã AIDA Cruises e permanece desde então em Tallinn (Estónia), onde a tripulação é responsável pelas tarefas básicas de manutenção.

Segundo os ‘experts’ poderá mudar de proprietário, já que o navio ainda é utilizável por outras empresas que têm políticas menos exigentes, considerando que um navio de cruzeiro tem geralmente uma vida útil entre 25 e 30 anos.

Outra opção seria de vendê-lo para ser desmanchado.

Embora a especulação aponte para o AIDAVita, o certo é que poderá ser qualquer outro navio de subsidiárias da Carnival.

Mas, atente-se que as frotas da Princess Cruises ou da P&O Australia são relativamente modernas e, além disso, essas companhias de navegação já se tinham livrado de navios durante a pandemia.

Por sua vez, o MS Volendam ou MS Zaandam – Holland America Line – respondem ao critério de antiguidade, mas têm programas planeados até para 2024.

Refira-se que as operações da companhia têm o seu forte em cruzeiros no Mediterrâneo, Canada e EUA.

Os outros dois à venda

As informações indicam que os outros dois navios à venda pertencem à atual frota da Costa Crociere (também da Carnaval), embora, novamente, nenhum nome tenha sido avançado. Msas, a considerar, poderia ser o Fortuna e o Magica, os dois navios mais antigos da frota, que entraram em serviço em 2003 e 2004, respetivamente.

Mas outras opções estão a ser consideradas, como o Serena e o Diadema, que estão atualmente fora de serviço.