A 33ª edição da BTL– Bolsa de Turismo de Lisboa irá decorrer de 01 a 05 de março de 2023, na FIL – Parque das Nações.
Numa edição que espera ultrapassar os números de 2022 em termos de expositores e visitantes, a representatividade do destino Portugal volta a estar em destaque.
A BTL acompanha desde sempre as principais tendências do mercado em matéria de inovação, tanto ao nível de oferta como de procura do produto turístico.
Sendo assim, a oferta de serviços ao nível de Enoturismo, Cultura, Festivais de Música, Natureza, Tecnologias e Digital, são temas-chave para a edição do próximo ano, como grandes impulsionadores do sector.
Deste modo, reforçar a diversidade nas diferentes áreas dentro da oferta nacional é um dos objetivos da BTL, que em 2023 aposta, ainda, na oferta turística LGBTI+, um segmento cuja procura tem vindo a crescer em Portugal.
O programa de ‘hosted buyers’ internacionais, em estreita colaboração com o Turismo de Portugal, é outra das grandes apostas da organização, num ano que promete bater recordes.
Este programa, que visa apoiar a vinda de compradores internacionais com interesse específico no destino Portugal, conta em 2023 com a presença de 26 mercados de origem e com cerca de 125 ‘hosted buyers’.
Outra aposta em 2023 será a Bolsa de Formação e Empregabilidade da BTL que tem por objetivo dinamizar o mercado de trabalho no sector, aproximando os empregadores e os candidatos. Com esta iniciativa, a BTL espera dar um contributo para mitigar o problema crónico de falta de mão de obra qualificada no sector do turismo.
A inovação é também um dos eixos da BTL 2023, com destaque para o regresso do BTL LAB, espaço que pretende ser um hub de conhecimento e troca de ideias dedicado a ‘talks’, apresentações e exposições ligadas à área das tecnologias.