Início noticias Espanha: procuram-se compradores para 1.079 hotéis

Espanha: procuram-se compradores para 1.079 hotéis

0

O número de hotéis à venda em Espanha cresceu 13,6% em 2022 face a 2021, um ano turístico seriamente afetado pela pandemia. As províncias das Ilhas Baleares e Málaga têm mais de 90 hotéis no mercado, seguidas por Alicante (72), Girona (69) e Barcelona (60).

A 31 de outubro do ano passado, 1.079 propriedades com licença hoteleira foram anunciadas simultaneamente no portal imobiliário Idealista, com todas as províncias espanholas a estarem presentes nesta lista, exceto as cidades autónomas de Ceuta e Melila.

As regiões costeiras assumiram as primeiras posições em termos de vendas de hotéis, enquanto províncias como Álava, Albacete, Guipúzcoa, La Rioja, Lleida, Ourense, Navarra ou Soria têm menos de meia dúzia de propriedades à venda.

De destacar que o número de hotéis à venda diminuiu em importantes mercados turísticos como Barcelona, Valência, Ilhas Baleares ou Castellón, face a outubro de 2021, segundo o portal de notícias Idealista.

Dificuldades económicas como a alta taxa de inflação, o aumento das taxas de juros ou o pagamento de empréstimos concedidos em tempos de pandemia estão a afetar profundamente o setor de turismo e hotelaria de Espanha, com muitos proprietários a alienar os seus ativos diante da incerteza.

Da mesma forma, o facto de não ter havido mudanças na gestão de empresas familiares pode ter causado a comercialização de muitas das acomodações acima mencionadas.

No entanto, com base nos bons dados de ocupação obtidos pelo setor em 2022, é possível que uma parte das empresas também tenha decidido colocar seus imóveis à venda para aproveitar o bom momento dos seus negócios, a fim de obter uma venda bem mais lucrativa.