Início noticias Açores: não é a melhor altura para criar uma taxa turística

Açores: não é a melhor altura para criar uma taxa turística

0

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse aos jornalistas no âmbito da decisão do parlamento açoriano em revogar a taxa turística antes da sua entrada em vigor, que esta não era a melhor altura para criar uma taxa turística regional, mas admitiu que os municípios da região podem implementar a taxa.

O governante explicou que até admito, porque é sobretudo uma competência dos municípios, que os municípios na sua competitividade territorial – porque a lei permite, é uma competência das assembleias municipais – criem a taxa turística.

Recorde-se que na passada quinta-feira,  a Assembleia Legislativa dos Açores aprovou uma proposta do Chega para revogar o decreto legislativo que previa a entrada em vigor de uma taxa turística regional a partir de 01 janeiro de 2023.

José Manuel Bolieiro salientou ainda que o que preocupa os empresários do negócio turístico é o sentido de oportunidade. Nós precisámos de consolidar o destino, o negócio e a criação de riqueza, defendendo que é preciso consolidar a região como um destino turístico que dê rendimento, sem pôr em causa a sustentabilidade ambiental.