Início destaque SATA: privatização pode acontecer já no próximo ano

SATA: privatização pode acontecer já no próximo ano

0

Vamos acabar 2022 com cerca de 10%, 12% em número de passageiros melhor que em 2019 e com 30% mais de receita. Quem o afirmou foi Luís Rodrigues, presidente da SATA durante o 47.º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), acrescentando que a

companhia aérea vai fechar o ano, e pela primeira vez, com receitas acima de 200 milhões de euros. Um valor também mais do que o previsto no plano de reestruturação.

No entanto, o presidente da SATA explicou que os resultados ainda não se traduzem exatamente assim, dado que a empresa, como todo o setor, tem que lidar com o agravamento de custos, nomeadamente com a crise do combustível.

De destacar que a empresa obteve 157 milhões de euros de receita em 2019 e estima 202 milhões de euros em 2022 e, nesse sentido, Luís Rodrigues lembrou que estar hoje a falar da SATA é um milagre, ressalvando que os milagres dão muito trabalho.

E, perante uma plateia maioritariamente de agentes de viagens e operadores turísticos, referiu a este propósito que grande parte dessa responsabilidade ou desse milagre está aqui. Tenho que prestar homenagem a este grupo porque vocês nos ajudaram exatamente a fazer isto (…), resta-me agradecer.

Na sua intervenção, Luís Rodrigues lembrou que o próximo ano vai ser marcado por um evento único que é a intenção de privatizar a Azores Airlines, um processo que considerou fundamental para que a companhia consiga sobreviver, evoluir, frisou.

Recorde-se que em 08 de dezembro, o chefe do Governo dos Açores anunciou que ia indigitar o atual presidente da SATA, Luís Rodrigues, para futuro presidente da ‘holding’.

Na qualidade de presidente do Governo, movido e empenhado pela estabilidade, ao contrário de outros que vivem em instabilidade, indigitarei o dr. Luís Rodrigues, atual presidente do Conselho de Administração, para futuro presidente da ‘holding’, avançou José Manuel Bolieiro na sessão de abertura do 47.º Congresso APAVT.

O concurso público para a privatização de 51% da Azores Airlines  vai arrancar em 01 de janeiro de 2023.