A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) apresentou os dados provisórios de novembro e revelou que, comparativamente com o mesmo período de 2021, a ocupação por quarto subiu 7,2 pontos percentuais, ou seja, mais 19%.
Assim, a ocupação média por quarto nas unidades de alojamento do Algarve situou-se, em novembro, nos 43,9%, valor 0,6 pontos percentuais abaixo do registado no período homólogo de 2019.
Para a principal associação hoteleira da região, apesar da quebra de 0,6 pontos percentuais (menos 1,4%) em relação ao mesmo período de 2019, ano prévio ao surgimento da pandemia de covid-19 e no qual a atividade turística bateu recordes de dormidas na região, a ocupação de novembro mostrou uma tendência de subida em relação ao ano transato.
A AHETA destacou ainda que o mercado externo aumentou 2,6% face a 2019, contribuindo com uma subida de 0,7 pontos percentuais na ocupação cama, enquanto o mercado nacional diminuiu 3,7% (-0,2 pontos percentuais.
Quanto aos mercados emissores de turistas, o irlandês (+1,1 pontos percentuais, +135%) foi o que apresentou a maior subida, seguido pelo britânico (+1,0 pontos percentuais, +12,1%).
Em tendência inversa, a AHETA revela que as maiores descidas foram sentidas nos mercados alemão (-1,3 pontos percentuais, -26,8%) e neerlandês (-0,7 pontos percentuais, -21,6%.