A indústria do transporte aéreo de passageiros perderá 6.570 milhões de euros este ano, antes de regressar a lucros limitados em 2023, segundo as projeções apresentadas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
A IATA prevê que a indústria do transporte aéreo de passageiros obtenha lucros limitados em 2023, de 4.477 milhões de euros.
Segundo os peritos da IATA, a indústria das companhias aéreas de passageiros e de carga considera que as restrições de viagem na China, os preços do petróleo e potenciais problemas de fornecimento de peças sobressalentes são os maiores desafios que enfrentará em 2023.
Apesar das perdas, a indústria terminará o ano melhor do que a IATA tinha previsto há seis meses, quando projetava perdas de cerca de 9.500 milhões de euros
Com os resultados anunciados hoje, as companhias aéreas iniciam a transição para uma recuperação real, prevista para 2024, após um período de quase colapso, com uma perda colossal de 131.000 milhões de euros em 2020 e 40.000 milhões no ano seguinte.
O diretor geral da IATA, Willie Walsh, destacou que agora é altura de falar de crescimento lento, embora o ritmo dependa realmente do tempo que leva a normalizar os negócios na China, que se espera que aconteça em 2023.
Willie Walsh destacou que, em geral, a indústria está no bom caminho porque, embora ainda esteja no vermelho este ano, a crise profunda que atravessou e o impacto que os preços elevados do petróleo estão a ter agora devem ser tidos em conta.
Na conferência de imprensa anual da IATA para apresentar os resultados anuais da indústria, o executivo explicou que o aumento das tarifas aéreas reflete simplesmente o aumento dos preços dos combustíveis, porque a indústria não pode absorver tal aumento do preço do petróleo.
Refira-se, segundo a IATA, a situação financeira de muitas companhias aéreas é muito apertada, com algumas a ganharem tão pouco como um dólar por passageiro por voo.
De acordo com o diretor da IATA, a guerra na Ucrânia teve um impacto limitado no transporte internacional de passageiros, uma vez que os números que deixaram os mercados aéreos ucraniano e russo eram relativamente pequenos.
Por esta razão, não se espera que a guerra tenha um impacto financeiro direto na indústria, embora se reconheça que há um impacto indireto através da pressão sobre os preços do petróleo.