Início destaque Despesas de turistas estrangeiros em Portugal superam valores de 2019

Despesas de turistas estrangeiros em Portugal superam valores de 2019

Uma nota informativa do Banco de Portugal (BdP) salienta que, em outubro de 2022, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 42% face a outubro de 2021 (após uma variação de 72% em setembro) e um crescimento das importações de 29% (após uma variação de 30% em setembro.

Significa isto que as despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram 42% e 29%, respetivamente, em outubro, em termos homólogos, voltando a superar os valores de 2019, o último ano pré-pandemia.

Destaca ainda o banco central que, em relação aos valores acumulados até outubro de 2022, as exportações e importações superam também os valores observados em igual período de 2019, correspondendo a 114% e 107% do valor então registado.

De acordo com o banco central, esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat.

Recorde-se que o BdP atualiza o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos em 30 de dezembro.