Segundo uma informação do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), a um mês do Natal, os hotéis da região do Porto e Norte de Portugal estão com taxas de ocupação de 40% e para o réveillon entre 65% e 70%.
Para Luís Pedro Martins, presidente do TPNP, a um mês da época do Natal, já começámos a notar um ritmo de reservas bastante interessante. Para o Natal estamos com cerca de 40% de taxa de ocupação e em relação à Passagem de Ano, um pouco melhor, estamos entre os 65% e os 70% de taxa de ocupação.
No entanto, o presidente do TPNP diz acreditar que os números vão crescer mais ao longo dos próximos dias, o que irá contribuir para o Norte de Portugal voltar a atingir a meta dos seis milhões de hóspedes, números registados em 2019, antes da pandemia da covid-19.
Luís Pedro Martins explica ainda que cerca de 60% das reservas para o Natal e Passagem de Ano 2022 referem-se aos principais mercados internacionais da região, com destaque para a França, Espanha, Brasil, Estados Unidos da América, Reino Unido e Alemanha.
No entanto, acrescenta que as empresas têm de estar preparadas, porque, sabe-se como é que a guerra começou, mas não se sabe como é que ela vai acabar, mas a localização geográfica de Portugal e a distância do conflito (invasão da Ucrânia pela Rússia) ajudam na procura do destino.
A Europa está envolvida num conflito e tudo o que daí deriva poderá prejudicar a economia de todos os países – o de Portugal incluído. Apesar de tudo, e talvez pela nossa localização geográfica, por sermos o país mais afastado do conflito, temos vindo a conseguir conquistar aqueles que querem viajar para a Europa, mas que não se querem colocar em perigo, disse Luís Pedro Martins.