Início noticias SNPVAC acusa TAP de desconhecer Acordo de Empresa

SNPVAC acusa TAP de desconhecer Acordo de Empresa

Num comunicado enviado aos seus associados, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) afirma que se torna cada vez mais complicado tentar negociar um novo Acordo de Empresa com a Administração da TAP, principalmente porque a própria desconhece por completo o atual.

Todavia e para além disso, o sindicato dos tripulantes considera ainda mais grave o facto de existirem membros da Administração que desconhecem o que propuseram aos tripulantes e exemplifica:

referir na Comunicação Social que este grupo de trabalhadores terá um corte médio na remuneração fixa de 120 euros, só pode significar uma coisa: a confidencialidade deste documento foi tal, que os próprios desconhecem o seu conteúdo.

Nesse sentido, o SNPVAC acusa a empresa de desconhecer o atual Acordo de Empresa, assinalando estar previsto que podem voar 900 horas por ano, e desafia a empresa a divulgar o estudo no qual tem baseado afirmações.

O SNPVAC destaca ainda que desde 2006 que os tripulantes da TAP podem voar 900 horas por ano, pelo que diz acreditar que o facto desse número não ser atingido se deve única e exclusivamente à incompetência na gestão mensal e diária dos tripulantes e da operação no geral.

Em causa estão as declarações do administrador com o pelouro financeiro da TAP (CFO), Gonçalo Pires, que garantiu que todos os tripulantes de cabine da TAP podem vir a ganhar mais do que ganhavam em 2019, mas que para isso têm de trabalhar mais.

Nós temos todos que ser mais produtivos, incluindo os tripulantes de cabine. Na British Airways podem trabalhar até 900 horas por ano. Porque é que na TAP só se pode trabalhar até 600?, perguntou então Gonçalo Pires.