De acordo com os dados avançados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) no seu habitual resumo da evolução mensal da atividade no setor, o registo está acima do valor médio para o mês, mas 2,9% abaixo da ocupação de 2019 (ano anterior à pandemia).
A hotelaria do Algarve registou em outubro uma taxa global de ocupação média por quarto de 69,5%, 2,1 pontos percentuais abaixo do que o valor registado em 2019 (-2,9%), mas acima do valor médio para o mês.
Segundo a associação, os mercados que registaram as maiores descidas foram o alemão, com menos 3,7 (pontos percentuais – p.p.), seguido do britânico, menos 0,8 (p.p.).
O mercado irlandês (+1,2p.p.) e o mercado nacional (+0,5p.p.) foram os que apresentaram as maiores subidas comparativamente com outubro de 2019, naquele que é considerado, até hoje, pelos hoteleiros algarvios como o melhor ano para o turismo português.