Início destaque Faro “ganha” um milhão de euros com a taxa turística

Faro “ganha” um milhão de euros com a taxa turística

Cerca de um milhão de euros foi a verba arrecadada pelo concelho de Faro entre março e outubro. Ou seja, o dobro do que se previa inicialmente, reforçado pelo facto de ser a primeira vez que a taxa turística é aplicada, depois de dois anos em que esteve suspensa devido à pandemia de covid-19.

A taxa turística de 1,5 euros por noite é aplicada no município de Faro entre março e outubro de cada ano, por um período máximo de sete noites em cada estadia de hóspedes com idade igual ou superior a 13 anos de idade.

A autarquia considera que o montante elevado arrecadado com esta taxa permite concluir que Faro é hoje um destino turístico, algo que não era há uns anos.

Faro já garantiu que a taxa vai continuar a ser aplicada e esperando-se que outros concelhos algarvios aprovem regulamentos em breve para beneficiarem deste acréscimo de receita.

Na região mais a sul de Portugal esta taxa apenas é aplicada, atualmente, nos municípios de Faro e, em moldes diferentes, no de Vila Real de Santo António.

Recorde-se que a Câmara de Vila Real de Santo António introduziu a taxa em 2018 com o objetivo de fazer a manutenção de equipamentos e infraestruturas municipais destinadas aos turistas e à população residente, como é o caso do complexo desportivo, ou ajudar a financiar a participação em feiras internacionais para a divulgação do município e das suas potencialidades.