Início principal Portugueses preferem destinos europeus e viagens de curta duração

Portugueses preferem destinos europeus e viagens de curta duração

A eDreams ODIGEO, companhia de viagens online da Europa e uma das maiores empresas europeias de e-commerce, acaba de publicar o seu estudo anual “A Year in Travel 2022”, que oferece uma visão geral das preferências e comportamentos dos viajantes em 2022 e prevê já algumas tendências para o próximo ano.

Entre os destinos mais preferidos dos portugueses está Paris que voltou a ser o destino de eleição, sendo também a cidade para onde mais viajaram. Aliás, Paris foi uma preferência comum a nível internacional.

Nas preferências lusas, seguiu-se Londres, também a segunda cidade mais visitada nos resultados globais, e depois Madrid. Outros destinos populares foram Barcelona, Funchal, Bruxelas, Ponta Delgada, Luxemburgo, Genebra e Amesterdão.
Portanto e com estas escolhas, revela-se uma clara inclinação para viagens na Europa.

Entre os destinos que os portugueses mais pesquisaram este ano, encontram-se Paris, Londres, Funchal e Barcelona, o que permite perceber que acabaram por viajar para os locais em que inicialmente pensaram.

Entre os destinos que mais cresceram em 2022 face ao ano passado, em termos de reservas efetuadas, foram Marraquexe e Bilbau.

Os hábitos de reservas dos portugueses

A eDreams ODIGEO olhou também para os hábitos de viagem dos portugueses em 2022, nomeadamente a duração das suas estadias, a antecedência com que efetuaram reservas e a distância das viagens realizadas.

Tal como já se tinha verificado no ano passado, os portugueses parecem continuar a dar preferência a viagens curtas, de até 4 dias. No entanto, as estadas de duração média, entre 7 a 13 dias, ganharam terreno. Apenas uma minoria escolheu realizar viagens entre 5-6 dias, 14-20 dias ou mais de 21 dias.

Ainda no que toca a reservas, quase metade dos inquiridos portugueses continua a marcar viagens de última hora, até 15 dias antes da data de partida. Uma tendência que se acentuou na pandemia e que se tem mantido até aos dias de hoje, apesar da diminuição das restrições, e se reflete também a nível internacional.

O estudo mostra ainda que os portugueses voltaram a preferir viagens na Europa (78%) a viagens dentro do próprio país (14%) ou para fora do continente europeu (8%).

Em 2022 observou-se um aumento significativo das viagens continentais, a par de uma redução das viagens nacionais, o que demonstra que os portugueses sentem cada vez mais confiança para voltar a viajar e sair do país, agora que o pior da pandemia parece ter passado.

As tendências de 2022

Este ano, tornou-se claro que os portugueses estão a optar cada vez mais por viagens a solo, sobretudo porque querem ter controlo total sobre os planos de viagem e viajar de forma mais tranquila, livre e independente. Este tipo de viagens também lhes permite tornar-se mais resilientes e autossuficientes e aproveitar a sua própria companhia.

Misturar trabalho com prazer está a tornar-se também cada vez mais comum, à medida que as gerações mais jovens procuram conciliar as suas carreiras com a vontade de conhecer o mundo. Assim, tiram partido da flexibilidade laboral que a pandemia permitiu descobrir e aproveitam para realizar viagens que combinam dias de trabalho com dias de lazer.

Finalmente, o crescimento dos chamados “nómadas digitais” é outra tendência com grande impacto no setor do turismo, motivado pela mudança dos padrões de trabalho e o aumento de oportunidades de trabalho remoto.

Para isto contribui também pela criação de vistos e programas fiscais flexíveis pensados para nómadas digitais por parte dos governos de alguns países, como é o caso de Portugal.