Numa informação do Ministério dos Transportes e Turismo cabo-verdiano, é avançado que as companhias aéreas de bandeira de Cabo Verde e Angola, TACV e TAAG, estão a estudar a criação de uma rota conjunta entre os dois países.
Recorde-se que desde o início da pandemia de covid-19 que os dois países africanos não têm ligações aéreas diretas. A TACV realiza apenas voos para Lisboa, a partir do Sal, São Vicente e Praia.
Entretanto, foi assinado recentemente um acordo entre as administrações das companhias aéreas estatais dos dois países para cedência, pela TAAG, de um Boeing 737-700, em regime de leasing, à Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), aeronave que chegou no mesmo dia à Praia e que posteriormente passou a garantir as ligações de médio curso do arquipélago.
Acrescente-se ainda que na mesma altura foi ainda assinado um Acordo Bilateral de Serviços Aéreos entre os dois governos, um Memorando de Entendimento sobre os Transportes Aéreos entre os ministérios dos Transportes dos dois países, e um Memorando de Cooperação Técnica entre a Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC) e a Autoridade Nacional da Aviação Civil de Angola (ANAC).