Início principal Angola: Megatours prepara expansão internacional

Angola: Megatours prepara expansão internacional

0

A Megatours, operador turístico e agência de viagens, sedeada em Luanda, Angola, está a iniciar a sua expansão internacional, nomeadamente na Europa e Américas. Para tal, também procedeu algumas alterações, não só a nível de capital social como de estrutura.

José Luís Fonseca, fundador, CEO e sócio maioritário da Megatours, começa por salientar que se tratam medidas necessárias, e na hora exata, uma vez que a retoma do turismo está a acontecer e com algum sucesso, não só em Angola como em todo o mundo.

– Aliás, este processo já estava pensado, inclusive, na pré-pandemia. Com a pandemia, tudo teve de ser reformulado para se continuar a trabalhar. No entanto, posso afirmar que durante todo o período da pandemia estivamos sempre em atividade, todos os pagamentos e ordenados foram pagos e ninguém foi despedido.

Criada por dois sócios que investiram o mesmo capital, a Megatours sofreu a sua primeira mudança acionista pouco tempo depois. José Luís Fonseca adquire a parte do outro sócio, que por motivos de saúde teve de abandonar o país.

Decidi, passado algum tempo, ceder 10% do capital a Lugigilo Vangue, que então exercia funções chefe de agência, e 5% a Sérgio Fernandes, então responsável pela área do Corporate.

Face à saída de Lugigilo Vangue em maio deste ano por motivos diversos, a sua quota foi recuperada por mim que, entendi cedê-la ao Sérgio Fernandes, que passou também a assumir as funções de diretor comercial e de marketing.

Mas a Megatours não ficou só por aqui. Com estas mudanças e pensando na tão desejada expansão e reforço na área do Turismo Religioso, foi feita uma reestruturação e fortalecimento no Departamento Comercial com a entrada de dois profissionais: Amélia Morais, para a parte de Business e Grupos, e Victor Presley, para a promoção e acompanhamento de grupos.

Para reforçar a área do Business foi admitida Teresa Baptista.

O diretor geral Megatours destaca ainda que o Departamento Financeiro continua a ser dirigido por José Pakissa e que Sérgio Fernandes foi nomeado diretor comercial, tendo entrado já em funções.

O Turismo Religioso continua a ter a nossa preferência pelos serviços que a Megatours oferece e que são reconhecidos por várias entidades. Somos, sem dúvida, líderes neste mercado, com vasta programação nomeadamente para Israel, Itália, Portugal, Espanha, França e Turquia, afirma José Luís Fonseca, destacando que neste momento estão a ser estudados novos circuitos bem como melhorar os já existentes.

Referindo que 2022 está a ser o ano de recuperação, embora com valores ainda abaixo de 2018, o melhor ano de sempre da Megatours, frisa que, no entanto, os resultados estão dentro das quotas previstas para este ano.

Quanto ao próximo ano, José Luís Fonseca diz que se tudo correr como está a suceder, será um bom ano para o turismo. Mas, tudo depende da política local, nomeadamente em relação ao turismo e hotelaria.

Luís de Magalhães